Vacine-se, a vida agradece
Dr. João Evangelista
Por salvar milhões de vidas, as vacinas são um marco na história da humanidade. Apesar disso, elas vêm sendo negligenciadas por uma parte da população.
Conscientizar sobre a importância da vacinação tem sido uma tarefa árdua.
A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de uma determinada doença.
Muitas enfermidades, principalmente aquelas que são altamente contagiosas, dificilmente seriam erradicadas sem as vacinas. A imunização é essencial para blindar o organismo contra patologias que ameaçam a saúde.
Enfermidades comuns no passado, como a difteria, o tétano, a poliomielite, o sarampo, a caxumba e a rubéola, praticamente já não existem mais no Brasil. Isso se justifica graças à vacinação.
Cientistas trazem verdades que incomodam a população. Causa perplexidade pensar ter sido uma luta provar que a Terra é redonda e gira ao redor do Sol.
No passado, a peste bubônica, provocada pela pulga hospedada no rato, foi atribuída aos pecadores, fazendo com que muitos pagassem por isso.
A rebelião popular contra a vacina da varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1904, aconteceu em virtude das pessoas acreditarem que o governo havia elaborado um plano para envenená-las.
O sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pela vacinação, sofreu execração pública. Mas, tão logo a varíola foi erradicada, ele se tornou um herói, inclusive ganhando reconhecimento internacional.
A gripe espanhola, transmitida do porco para o homem, foi entendida como criação alemã, em sua tentativa de vencer a Primeira Guerra, espalhando o vírus pelo planeta.
Atualmente, ao mesmo tempo que a internet facilitou o acesso à informação, ela também se tornou uma forma de disseminar notícias falsas.
Infelizmente, sabemos que uma narrativa falsa e sensacionalista ganha notoriedade mais rapidamente que uma notícia verdadeira.
É nesse contexto que crescem as Teorias da Conspiração, como a que diz que o coronavírus é uma invenção chinesa. Não é verdade. Cientistas já vinham alertando, há muito tempo, que os vírus existentes em animais poderiam infectar o ser humano.
Não devemos esperar adoecer para tratar. Prevenção é melhor que lamentação. Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças.
O vento avisa que a prevenção é sua. Caso contrário, você vai se sentir incomodado com a tempestade que nasce do sopro dele.
Nossas desconfianças são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples ignorância ou medo de arriscar.
Amadurecer é se vacinar contra as dores da vida.
SUGERIMOS PARA VOCÊ: