Turvo
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
O Ministério Público de Contas opinou pela suspensão de um pregão eletrônico da Casa da Moeda para escolher o fornecedor de papel. O caso está no TCU. Uma participante do certame levou uma representação ao órgão alegando que a licitação trata de forma desigual concorrentes nacionais e internacionais.
A reclamação apresentada é a de que o processo não determinou que as estrangeiras contemplassem tributos que seriam aplicáveis às brasileiras, dando vantagem a elas nos preços.
Ou não
A área técnica do tribunal, no entanto, disse não ter encontrado irregularidades e se manifestou pela não suspensão da licitação. A reclamante é a empresa Fedrigoni Brasil Papéis. O caso está com o ministro do TCU Bruno Dantas, que deve decidir sobre o tema nos próximos dias. Foi ele quem pediu a opinião do Ministério Público.
Corta aqui
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não parece disposto a fazer as pazes tão cedo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O senador foi convidado para um jantar em homenagem ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, na casa do deputado na semana passada, mas declinou.
Climão
Ambos estão sem se falar desde o último dia 6, quando a Corte barrou a chance de ambos tentarem a recondução na cúpula do Congresso. Alcolumbre culpa Maia pelo fato de os ministros do STF terem decidido pela proibição. O episódio também provocou divisão no tribunal.
Com maestro
Aliados do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) avaliam que há uma ação orquestrada na série de tuítes de parlamentares contrários à candidatura do emedebista à presidência da Câmara e outras críticas.
Em série
Nesta semana, apoiadores de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro e principal adversário de Baleia, criticaram menção ao ex-deputado e constituinte Ulysses Guimarães em discurso no qual o integrante do MDB se lançou na disputa pela Casa.
Faça-se a folga
Apesar da tentativa de Rodrigo Maia de propor a convocação extraordinária da Câmara durante o recesso de janeiro, líderes de partidos de centro no Congresso dizem que não pretendem ceder ao apelo. Por enquanto, as atividades devem retornar em fevereiro, quando ocorrerá a eleição para novos presidentes.
Pedras
A epidemiologista Carla Domingues, que até o ano passado coordenou o Programa Nacional de Imunização (PNI), diz que o Brasil terá dificuldade para fazer o registro de quem já tiver recebido a vacina porque 30% das salas de vacinação no País não são informatizadas.
Buraco
“Se não tivermos conhecimento do indivíduo que vai ser vacinado, dificilmente vamos conseguir avaliar o impacto da vacinação”, disse a médica, durante um evento organizado pela Fiocruz.
E mais
“Vamos ter de fazer tudo correndo porque tivemos uma década perdida porque o gestor achava que era colocar recurso demais na questão da melhoria do sistema de imunização”, continuou.
É Natal
Em mensagem de fim de ano, Edson Pujol afirmou que 2020 foi um dos anos mais “desafiadores da nossa existência” e que o Exército lutou observando “os princípios da legalidade, da transparência e da imparcialidade”. No vídeo de três minutos, o comandante citou a pandemia uma vez, na lista de atividades em que o órgão atuou.
Ano Novo também
No fim da gravação, Pujol fala que, “no epílogo deste ano”, manifesta “condolências às famílias enlutadas pela perda de entes queridos”, sem citar coronavírus, e saudou os integrantes do Exército.
Logo mais
A definição sobre eventual compartilhamento da investigação de fake news do STF com ações do TSE ficou para o ano que vem. As perícias até hoje não terminaram. O ministro Alexandre de Moraes deve se manifestar apenas após a chegada dos relatórios, depois de analisar se há provas a serem divididas com os processos no tribunal eleitoral.
Assunto
As ações, envolvendo a chapa presidencial eleita em 2018, apura irregularidades nos disparos em massa de mensagens por aplicativos.
Tiroteio
“O feminicídio é endêmico. É preciso combatê-lo. Não bastam votos de lamento e solidariedade em meio à barbárie”
De Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros após uma juíza ser morta a facadas pelo ex-marido na véspera do Natal.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo