Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

As poucas reuniões de Bolsonaro e Pazuello

| 25/12/2020, 11:52 h | Atualizado em 25/12/2020, 11:57
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


Desde que assumiu o cargo interinamente no Ministério da Saúde em maio, Eduardo Pazuello só teve oito reuniões na presença do chefe, Jair Bolsonaro, segundo registros da agenda oficial do Palácio do Planalto.

Ou seja, uma média de pouco mais de uma por mês. No levantamento feito pela Coluna, não foram considerados os eventos em que os dois participaram juntos, como, por exemplo, a posse do general na pasta e o lançamento do Programa Nacional de Imunização (PNI). As reuniões em que estiveram a sós foram ainda mais raras: apenas três.


          Imagem ilustrativa da imagem As poucas reuniões de Bolsonaro e Pazuello
O Ministério da Saúde que o secretário executivo da pasta, Eduardo Pazuello, assumirá interinamente |  Foto: José Dias/ PR

Ué? Nem sempre Bolsonaro foi tão distante. Ele se reuniu oficialmente mais vezes com os antecessores de Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.

Cara... Com Teich, o presidente registrou em sua agenda 12 encontros oficiais. O médico ficou no comando da Saúde por menos de um mês.

...a cara. Do começo de março a 16 de abril, quando foi demitido, Mandetta teve 15 reuniões na presença de Bolsonaro. A queda do então titular da Saúde se deu pelas diferenças de entendimento quanto ao enfrentamento da pandemia.

Prioridades. A título de comparação: neste ano, Silas Malafaia teve só uma reunião a menos com o presidente do que Pazuello, totalizando sete encontros.

Como assim? Na semana passada, Bolsonaro voltou a dizer que a pandemia está no final, apesar de haver um número crescente de casos e de mortes. No total, o Brasil ultrapassou a marca das 190 mil vítimas.

Com a palavra. O Planalto e a Saúde foram procurados para comentar a frequência das agendas, mas não responderam.

CLICK. Vereador eleito em BH, Nikolas Ferreira (PRTB) exibe "presentinho de Natal": fuzil. Durante a pandemia, Bolsonaro facilitou a compra de armas de fogo.

A pandemia… Em junho, quando o País ultrapassava a marca de 35 mil mortos, Bolsonaro já tinha cavalgado, participado de manifestações, comido pastel em feira e até pilotado jet ski, a despeito das recomendações de isolamento.

...em ilustrações. De lá para cá, pouca coisa mudou. O presidente continua causando aglomerações por onde passa e agora tem desestimulado a vacinação contra o coronavírus.

Bancada... Deputados do PSB que defendem a aliança com Rodrigo Maia (DEM-RJ) colocaram na conta de João Campos (PE) e JHC (AL) a pressão interna pelo apoio a Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara.

...rachada. O grupo favorável a seguir com Maia avalia que, como ambos assumirão as prefeituras do Recife e de Maceió, respectivamente, já buscam sinalizar para um bom relacionamento com o governo federal.

Ponte. Lira tem prometido ajudar na relação com o Executivo, sem ter de passar necessariamente pelo crivo do Planalto.

Reprint. O Livro das Suspeições, que reúne 31 artigos sobre supostas irregularidades de Sérgio Moro na Lava Jato, terá uma segunda edição pela editora Telha.

Como água. A primeira leva esgotou em quatro meses. Na versão digital, atingiu os 500 mil downloads. O Prerrogativas, que organiza a obra, quer distribuir exemplares em bibliotecas.

Despedida. Hoje se completam dois anos da morte do advogado Sigmaringa Seixas, homenageado no livro.


PRONTO, FALEI!


"Neste ano atípico, abraços e grandes festas podem ficar para depois que isso passar. Por enquanto, pratiquemos amor, solidariedade e Natal a distância." Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP)

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão