Ramagem ainda mais longe de assumir a PF
Estado de São Paulo
A suspeita de utilização da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para auxiliar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso da “rachadinha” já acarreta uma primeira consequência: enfraquece a tentativa de emplacar Alexandre Ramagem, diretor da Abin, na Polícia Federal. Membros do primeiro escalão do governo avaliam que, mesmo se ficar provado que não houve utilização da agência, o estrago está feito. A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia determinou a abertura de investigação do caso pela PGR.
Bem que... Antes do episódio, revelado pela revista Época, já havia defesa no Planalto da substituição do diretor-geral da PF, Alexandre Rolando, por Ramagem.
...se quis. Essa troca ocorreria depois da conclusão do inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF, prorrogado pelo STF por mais 90 dias.
Só elogios. No Ministério da Justiça, a quem a PF é subordinada, Rolando é elogiado. A polícia bateu recorde de apreensão de bens oriundos do tráfico de drogas neste ano.
Pegou mal. A interlocutores, o senador Flávio Bolsonaro lamentou a prisão do aliado e correligionário Crivella, apesar de tê-la visto como espetaculosa.
Consequência. O fato pode acabar acelerando a ida do presidente Jair Bolsonaro (e do senador) para uma outra legenda
Ligação. A prisão de Crivella, contudo, não significa um afastamento do partido da gestão Bolsonaro. A relação, segundo governistas e a alta cúpula da legenda, é maior do que os impactos da operação de ontem.
Eu aqui! O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, segue cotado para assumir um ministério em 2021.
...em ilustrações. Como se pode perceber, a previsão passou muito longe. Já são mais de 182 mil mortos pelo coronavírus e a crise está piorando novamente.
Fuén. Governadores trabalharam, até o último segundo, pela aprovação da medida provisória que libera recursos para a participação do Brasil em consórcio internacional pela compra de vacinas. Mas a análise da MP, que está no Senado, ficou para fevereiro.
Tentei. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), chegou a pedir a votação da medida ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, mas sem sucesso. “O texto que saiu da Câmara abre caminho para que as vacinas cheguem mais cedo ao Brasil”, afirmou Dias.
Novidade. O RenovaBR, escola de formação política, lança em 13 de janeiro o podcast “Cidades Incríveis”, de conteúdos que fazem parte do dia a dia da gestão de prefeitos e vereadores.
Serão dez episódios. O primeiro convidado será Alberto Borges, sócio-diretor da Aequus Consultoria e criador do portal Compara Brasil.
Bancada. O movimento Livres ganhou dois novos integrantes: a vereadora de SP Janaína Lima (Novo) e o deputado federal Eduardo Cury (PSDB-SP). Eles se somam ao grupo de 24 parlamentares no País.
A pandemia... O deputado Osmar Terra (MDB-RS), que chegou a ser considerado para a Saúde, “previu” em abril que a pandemia da Covid-19 começaria a arrefecer no País no final do mês.
Pronto, falei!
Sobre a prisão de Marcelo Crivella
"Mais um amigo do Presidente envolvido em ilicitudes. Será que Bolsonaro só tem o dedo podre pra escolher amigos?”
Túlio Gadêlha, deputado federal (PDT-PE)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo