Arnaldinho vai colocar técnicos no lugar de comissionados em Vila Velha
Siga o Tribuna Online no Google
Depois de conquistar uma vitória por larga vantagem nas urnas, em Vila Velha, com uma diferença de mais de 75 mil votos sobre Max Filho (PSDB), o prefeito eleito Arnaldinho Borgo (Podemos) anunciou suas primeiras ações encampando ainda mais o discurso de sua campanha: a renovação.
Questionado sobre sua primeira grande ação pontual em 1º de janeiro de 2021, quando tomará posse, não titubeou: “Vou mandar todos os cargos comissionados embora e colocar pessoas técnicas”, disse ele, que vai cuidar pessoalmente da transição de governo, ao lado de seu vice, Victor Linhalis (Solidariedade).
Leia Mais: Arnaldinho só perdeu em um bairro de Vila Velha
O atual prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), vai fazer parte da equipe, que ainda não começou a entrar em contato com a administração de Max Filho – com quem Arnaldinho não falou.
“Não liguei para o Max, nem tenho o telefone dele. Mas a transição vai ser republicana, tranquila”, disse o futuro prefeito, que já conversou, segundo apurou a reportagem, com o governador Renato Casagrande (PSB) e os deputados Amaro Neto (Republicanos) e Doutor Hércules (MDB).
Para o cargo de secretário da Segurança e, por sua vez, de chefe da guarda municipal, Arnaldinho disse que pretende colocar um membro da própria tropa – seja homem ou mulher.
Ele elencou sua grande prioridade inicial: “Terminar a construção da unidade de saúde de Riviera da Barra e colocá-la para funcionar 24 horas por dia”.
“Acho que a atual administração não entrega e vai ficar na nossa mão a responsabilidade de entregar essa obra. Mas não só: vamos colocá-la para funcionar, com equipe técnica, contratar profissionais, para sanar a demanda da Região 5”, destaca, sem cravar uma data, porque diz que precisa estudar o andamento dos trabalhos em janeiro.
“Hoje, se eles precisam de atendimento, têm de procurar o PA 24 horas da Glória. Temos de analisar a fase de construção, se tem recurso, se o convênio vai dar. Vamos fazer esses pedidos de informação. É muita prioridade, alta, do nosso governo”, ressaltou.
Abaixo, veja o que Arnaldinho Borgo comentou das novidades para Vila Velha, que vão desde banheiros da orla a centros de convivência para idosos.
O QUE VEM POR AÍ EM VILA VELHA
“Pacote” dos primeiros dias
- “Primeiro a gente vai colocar para funcionar todos os banheiros da orla e também a iluminação, que infelizmente não está funcionando”.
- “Vamos focar na prevenção do coronavírus, para que Vila Velha não tenha um maior número de infectados e mortos, dando atenção e aumentando o número de equipes e estratégia da família nas unidades de saúde. A gente vai aderir aos programas do governo estadual e federal, que dão oportunidade de aumentar as equipes, fazendo novas contratações. É permitido (contratar) se a curva estiver acentuada”.
Combate aos alagamentos
- “A cidade tem, em curso com o governo do Estado, mais de R$ 250 milhões em investimentos para construção de nove novas estações de bombeamento, como na Grande Cobilândia, Canal de Aribiri, Coqueiral de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. O Estado faz, e o custeio e a manutenção são do município. Nenhuma está sendo construída, algumas estão em licitação, outras em projeto básico”.
- “Isso vai resolver o problema? Não. Nós temos que fazer o papel da microdrenagem, com limpeza de galerias, canais e córregos para a chuva correr para os canais, e dos canais para o mar”.
Entregar a nova UPA
- “A unidade de Riviera da Barra está em construção e nós vamos terminá-la e colocá-la para funcionar 24 horas por dia. A gente tem que entender em que ponto está a obra (para falar de prazos). Acho que a atual administração não a entregará e vai ficar na nossa mão a responsabilidade de entregar, mas não só: colocar para funcionar, com equipe técnica, contratar profissionais, para sanar a demanda da Região 5.”
- “Hoje, se eles precisam de atendimento, têm que procurar o PA 24 horas da Glória. Temos que analisar a fase de construção, se tem recurso, se o convênio vai dar. Vamos fazer esses pedidos de informação. É muita prioridade, alta, do nosso governo”.
Aulas pela TV
- “Há 5 mil crianças fora das creches e precisamos ver em qual região essa demanda é maior para construir mais escolas e creches. A princípio, já pensamos num formato de educação através da TV durante a pandemia, porque nem todas as crianças têm tablet, celular ou computador”.
Hospital veterinário
- “O hospital veterinário vai dar oportunidade para famílias em vulnerabilidade social, que têm seus pets e não têm condições de levar ao veterinário. A castração é algo que a gente vai implementar logo no início da nossa gestão, em parceria com clínicas veterinárias, e diminuir o custo para o município”.
Abrigos e assistência social
- “(Quando fui secretário), a gente não teve tempo hábil de entregar a reforma do abrigo Bom Samaritano e a aquisição do abrigo João Calvino. Deixamos o dinheiro separado, tudo planilhado para ser licitado, e durante quatro anos a atual gestão não entregou. Temos também o desafio de entregar novos centros de convivência do idoso”.
Concursados
- “A gente acredita que quem fez concurso e passou, tem que ser chamado. Mas a gente acredita muito na responsabilidade fiscal para não incorrer numa improbidade. O atual prefeito fez isso de forma açodada, porque chamou uma semana antes das eleições. Ele se precipitou. Quem fez concurso tem que ser chamado, mas tem que ver o impacto”.
Comentários