Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Desafio no horizonte dos novos mandatos

| 29/11/2020, 06:00 h | Atualizado em 28/11/2020, 20:25
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


Wanderson de Oliveira, epidemiologista e ex-auxiliar de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, diz que os prefeitos eleitos ou reeleitos terão de cara um grande desafio no início dos mandatos: o provável recrudescimento da pandemia após as festas de final de ano.

Segundo ele, se tudo ficar como está, a doença “vai explodir”. Oliveira alerta que encontros familiares transmitem mais o vírus do que, por exemplo, o transporte público, onde cuidados são redobrados. A rede municipal de atendimento precisa estar bem preparada.

Lotado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ocupação no setor em cidades turísticas de São Paulo na virada do ano já é de 100%.

Pouco. Nas cidades do País onde hoje será disputado o segundo turno das eleições, o tema “pandemia” permeou direta ou indiretamente campanhas e debates. Porém, em muitos casos, acabou se restringindo a isolar ou não a população.

Ponto de vista. “Sou contrário ao movimento de fechar tudo porque não dá mais. Tem de ter bom senso e cautela. Neste estágio da pandemia, é muito mais importante educarmos a população”, diz Lima.

Click. Luiz Fux participou sexta-feira de almoço na casa do presidente da Conib, Claudio Lottenberg. Estava presente também o cônsul de Israel Alon Lavi.

De Alagoas... Após ter perdido um importante aliado em Alagoas, o senador Renan Calheiros decidiu entrar nas intrincadas articulações que envolvem a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados.

...até... O vice-governador, Luciano Barbosa, rompeu com o clã Calheiros para concorrer à prefeitura de Arapiraca. Renan e Renan Filho, o atual governador, atribuíram a decisão de Barbosa à influência de Arthur Lira (PP-AL) no processo.

...Brasília. O senador Renan passou a trabalhar nos bastidores pela possibilidade de Rodrigo Maia (DEM-RJ) concorrer à reeleição para presidente na Câmara, o que seria um golpe quase fatal para Arthur Lira.

Outra. Na eleição de Maceió, Lira apoia João Henrique Caldas, conhecido como JHC, no segundo turno, em troca do apoio do PSB à sua eleição para a presidência da Câmara. Alfredo Gaspar de Mendonça é o candidato dos Calheiros.

Investigação. O Ministério Público Eleitoral de São Paulo recebeu denúncia coletiva de candidatas do PSL alegando que teriam sido usadas como “laranjas” para cumprir a cota feminina.

Investigação II. Candidatas negras do PDT também teriam feito denúncia similar aos procuradores. Agora, o MP está na fase de coleta de provas.

Melhor... No segundo turno em Goiânia, bolsonaristas optaram pelo silêncio. A ofensiva de Vanderlan Cardoso (PSD), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), contra seu adversário, Maguito Vilela (MDB), pegou muito mal.

...ficar quieto. A avaliação é de que Vanderlan tem dificuldade sobre como lidar com o estado de saúde de Maguito, internado há mais de um mês por complicações da Covid-19. A situação eleitoral inédita, de fato, é muito delicada.

“I can't get no”. O presidente Jair Bolsonaro tem sido chamado de “Mick Jagger das eleições municipais”. O astro inglês do rock pegou fama de pé-frio.


Pronto, falei!


"O futebol perdeu um de seus maiores nomes. Diego Maradona será para sempre lembrado por sua genialidade e carisma dentro de campo.”, Gilmar Mendes, ministro do STF

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão