Covid: Governo não altera horário do comércio nas cidades com risco moderado
Escute essa reportagem

Os comércios nas cidades com risco moderado para transmissão do novo coronavírus segue sem alterações no horário de funcionamento. O governador Renato Casagrande anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (20), novas medidas restritivas para os municípios desse grupo.
Entre as medidas está alteração no horário de funcionamento de bares e restaurantes, que podem abrir até as 22 horas, de segunda a sábado, e, no domingo, até as 16 horas.
As novas medidas começam a valer nesta segunda-feira (23) quando passa a vigorar o novo mapa de risco, que traz as cidades de Vitória, Viana, Cariacica, Ecoporanga e Barra de São Francisco no grupo de risco moderado.
Nas versões iniciais do mapa de risco, os comércios nas cidades de risco moderado deveriam funcionar de segunda a sexta feira, limitado ao horário das 10h às 16h e, no sábado de 9h às 15h. Já o atendimento presencial nos shopping centers de segunda a sábado, com funcionamento limitado das 12h às 20h.
No entanto, esses estabelecimentos vão continuar com as regras definidas para o risco baixo, podendo funcionar sem restrições de horários e respeitando o distanciamento entre clientes, uso de máscara e higienização das mãos.
"Na atividade do comércio, que tem um controle maior, um ambiente mais controlado, o proprietário do estabelecimento e os trabalhadores podem e devem controlar esse ambiente com a quantidade de pessoas que entram, uso de máscara, distanciamento e higienização de mãos", explica ele sobre o motivo de não alterar regras de funcionamento.
Já os bares e restaurantes, tiveram alterações no horário de funcionamento nas cidades que migram do risco baixo para o moderado.
"Estamos estabelecendo uma limitação para bares e restaurantes porque é um ambiente que não se manteve controlado. As pessoas nesses locais, elas, naturalmente, precisam tirar as máscaras. Elas se alimentem, bebem, confraternizam e se aproximam mais e, de certa forma, falta esse cuidado para evitar o contágio", explica Casagrande.
De acordo com ele, a partir de agora, as regras podem sofrer alterações todas as semanas, junto com a publicação do mapa de risco das cidades, por conta do aumento no número de casos de Covid-19.
Comentários