Sem tato
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Parte da estratégia digital de Guilherme Boulos foi considerada golpe baixo por petistas em SP. Na tela de quem busca no Google por palavras-chave sobre o PT, aparecem anúncios do PSOL.
Quem procura a expressão “candidato do Lula em SP” encontra um anúncio que diz “Boulos prefeito, Erundina vice” e leva para o site dele – embora o ex-presidente tenha declarado apoio a Jilmar Tatto. Petistas dizem que o comportamento de Boulos pode abalar parcerias futuras.
Juntos
Depois de perceber a estratégia, a campanha petista também comprou anúncios. Em alguns casos, agora, já aparecem comerciais para os sites dos dois candidatos. Antes, até a busca pelo nome de Jilmar Tatto exibia anúncio que direcionava para Boulos.
Menu
Ao anunciar na plataforma Google Ads, o interessado pode escolher as palavras-chave que, caso buscadas por usuários, farão com que suas páginas apareçam, desde que exista relação entre o site divulgado e os termos procurados.
Passou
A polêmica digital se soma a atitudes de apoiadores do PSOL que têm sido classificadas por petistas como assédio. Eles defendem que Boulos intervenha para evitar pressões que consideram desrespeitosas a Tatto. Entre exemplos, citam um manifesto em que pedem união na esquerda em torno de Boulos e de Benedita da Silva (PT), no Rio.
Resposta
A campanha de Boulos disse ao Painel que tem boa relação com todas as candidaturas de esquerda. Não respondeu sobre a estratégia digital ou sobre eventuais excessos de seus apoiadores.
Agora vai
Após ter sido expulso do Novo e ter desistido de sua candidatura, Filipe Sabará decidiu colaborar com a campanha de Celso Russomanno (Republicanos).
Gelou
Paulo Skaf (MDB) ganhou o apelido de Mick Jagger nos bastidores de seu partido, em alusão à fama de pé frio do astro dos Rolling Stones. Um integrante do partido conta que a brincadeira vem de 2018, quando Skaf perdeu a vaga no segundo turno nos últimos dias antes da eleição.
Pera lá
Colegas do MDB dizem acreditar que a não formalização de apoio de Skaf a Márcio França (PSB) na eleição de agora foi também pedido do candidato, que quer se manter longe do pé frio e da rejeição de Bolsonaro entre os paulistanos.
Visita
O advogado Frederick Wassef esteve no Palácio do Planalto nesta terça-feira. Ele deixou a defesa de Flávio Bolsonaro dias depois de Fabrício Queiroz ser preso em sua casa em Atibaia (SP), em junho. Wassef chegou pelo estacionamento por volta de 17h25, em um carro branco.
Passageiro
Sua entrada foi permitida pela área de visitantes. Duas pessoas entraram no carro do advogado, que ficou parado por alguns minutos e partiu. Procurado, ele não respondeu sobre as razões que o levaram ao local, nem com quem se encontrou.
Paradeiro
Wassef submergiu desde que veio à tona o abrigo que deu a Queiroz, pivô do escândalo das rachadinhas envolvendo o filho do presidente. Além da defesa do senador, ele também se apresentava como advogado de Jair Bolsonaro. O Painel também mandou email para a assessoria de comunicação do Planalto, que não se manifestou.
Onda
O ministro André Mendonça (Justiça) vai convocar uma reunião com secretários de Segurança Pública para tratar do aumento de homicídios no País. Ele deve propor a criação de forças-tarefas em alguns estados para tentar conter o crescimento.
Mortes
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram os números desse tipo de crime subiram 7% no primeiro semestre de 2020.
Proposta
O deputado Hugo Leal (PSD-RJ) apresentou uma emenda ao projeto de lei do BR do Bar para que áreas portuárias possam ser patrulhadas pela Polícia Rodoviária Federal. Como a Constituição diz que a PRF destina-se ao patrulhamento em rodovias federais, o parlamentar propôs que as vias terrestres dos portos passem a ser assim consideradas.
Opa
A ideia incomodou policiais federais. Pela lei, cabe à PF exercer funções de polícia aeroportuária.
Tiroteio
“Não aguento mais com tanto pedido de fundo eleitoral nos últimos dias! Só que o fundo é raso”. Do deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos, sobre as demandas de candidatos do partido na reta final da campanha.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo