Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Ministro pode retomar estudos da Coronavac

| 11/11/2020, 08:46 h | Atualizado em 11/11/2020, 08:48
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


A depender da resposta da Anvisa ao pedido de explicações feito por Ricardo Lewandowski à agência sobre a paralisação dos testes com a Coronavac, o ministro do STF pode conceder liminar determinando que sejam retomados imediatamente os estudos. Segundo a Coluna apurou, o ministro, relator do caso da vacina na Corte, avalia determinar a inclusão de todas as análises relativas ao imunizante, produzido pelo governo paulista em parceria com a China, nas ações que questionam a obrigatoriedade ou não da aplicação da vacina no Brasil.

Guerra I. O clima no Bandeirantes foi de perplexidade e incredulidade após Jair Bolsonaro ter rasgado a fantasia sobre seus objetivos político-eleitorais envolvidos na busca pela vacina contra a Covid-19. A interlocutores, João Doria (PSDB) chamou o Presidente de “irresponsável”.

Guerra II. O ambiente estava tenso desde a noite de segunda-feira, quando o Ministério da Saúde manifestou o desejo de comprar a vacina da Pfizer. A “seletividade” do “capitão, médico e patriarca”, na definição do governador, já havia azedado as relações entre o Estado e a pasta.

Falei... Jair Bolsonaro verbalizou o que nos bastidores do Palácio do Planalto vinha sendo dito reservadamente: ter medo da Covid-19 é coisa de “maricas”.

…tá falado. Há temor entre aliados do Presidente de que governadores determinem novo isolamento social por causa de uma segunda onda de contágio: se acontecer, acham que a economia sofrerá danos irreparáveis e a popularidade do Presidente também

Passando. Mesmo para os bombeiros do governo, de todos os arroubos do Presidente os mais perdoáveis são contra Doria. A avaliação é de que o ideal seria se o Presidente não entrasse em brigas com o adversário, mas o tucano consegue provocá-lo como ninguém.

Corrente caipira. O petebista Campos Machado bolou estratégia para levar Celso Russomanno ao segundo turno: mobilizar lideranças no interior do Estado para que elas entrem em contato com familiares da capital pedindo votos para a chapa Republicanos-PTB.

Ver pra crer? A impugnação da pesquisa Datafolha freou a turma da esquerda que pretendia lançar manifesto em defesa do voto útil em Guilherme Boulos (Psol). Segundo o PT, Jilmar Tatto, com 6% no Ibope, ainda tem chance de ir para o segundo turno.

Ação I. A Justiça determinou busca e apreensão na sede do PT de São Bernardo do Campo por suposta divulgação e distribuição de material “com conteúdo inverídico e calunioso” pelo candidato do partido a prefeito, Luiz Marinho. A busca foi realizada ontem e incluiu uma gráfica da cidade.

Ação II. O alvo das “fake news” foi o prefeito Orlando Morando (PSDB), candidato à reeleição. A Coluna não conseguiu contato com a campanha de Marinho. A cidade do ABC revive polarização entre tucanos e o PT.

Diversidade. Advogados paulistanos encamparam (inclusive com polpudas doações) a candidatura coletiva do Quilombo Periférico à Câmara Municipal da capital, encabeçada por Elaine Mineiro. Pierpaolo Botini e Marco Aurélio de Carvalho estão entre os doadores.

Pronto, falei!

"Um Presidente comemorar que uma vacina deu errado é o cúmulo da insensibilidade. O que está em jogo não são as disputas eleitorais do Presidente”.

Marcelo Ramos, deputado federal (PL-AM)

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão