Covas prefere segundo turno polarizado em São Paulo
Estado de São Paulo
A campanha de Bruno Covas (PSDB) fez importante inflexão em seu tom propositivo: deflagrou ações que têm como alvo exclusivo Márcio França. Uma das peças questiona promessas do candidato a prefeito pelo PSB feitas quando ele era governador de São Paulo.
Para além do pesado “tiroteio” político-eleitoral, o movimento tucano, na reta final do primeiro turno, indica as preferências de Covas, líder nas pesquisas de intenção de voto: prefere enfrentar no turno decisivo Celso Russomanno (Republicanos) ou Guilherme Boulos (Psol).
Pedra… Desde o início da campanha, tucanos admitem reservadamente que, em tese, França é o candidato mais complicado para Covas em eventual segundo turno. Um dos fatores: busca o mesmo voto de centro e dificulta uma polarização à direita ou à esquerda.
…cantada. No PT, a ordem de Lula é: se Boulos chegar ao segundo turno, o partido vai unido com o candidato do Psol. Porém, se França passar, a conversa não será tão simples.
Ela. Alas petistas, ainda próximas a Marta Suplicy, têm simpatia por Bruno Covas, hoje apoiado pela ex-prefeita da capital.
Máquina de lavar. Na verdade, sobre o futuro do PT, só há uma certeza no médio prazo: haverá lavagem de roupa suja após a eleição em todo o País. Há queixumes, mágoas e ressentimentos em vários estados.
De leve. O candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Pros, Capitão Wagner, deve explorar apoio velado de Sergio Moro ao mesmo tempo que tenta manter distância regulamentar de Jair Bolsonaro: nunca distante, porém não tão próximo.
Oi… O ex-ministro da Justiça gravou vídeo curto para dizer que Wagner não liderou o motim da PM em Fortaleza, como dizem os Ferreira Gomes. Wagner e José Sarto (PDT) estão embolados na dianteira das mais recentes pesquisas.
…sumido. Moro chamou a gravação de “esclarecimento”. A iniciativa partiu dele próprio ao ver como se desenrolava a campanha em Fortaleza. O vídeo será amplamente utilizado por Wagner na reta final, segundo a coluna apurou.
Por… Não passou despercebido no Supremo Tribunal Federal (STF) e no meio jurídico quem se deu bem com a retirada da ação de “ideologia de gênero” da pauta do plenário da Corte: o recém-empossado ministro Kassio Nunes Marques.
…pouco. Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, o novo ministro enfrentaria uma prova de fogo com o bolsonarismo logo no seu primeiro julgamento.
Calendário? Aliás, aos religiosos que passaram no gabinete da presidência pedindo a retirada de pauta da ação, Luiz Fux, além de criticar o “ativismo judicial”, lembrou que já estamos perto do final do ano, do Natal. Portanto, não haveria tempo para grandes discussões: não é época para grandes polêmicas.
Receita. O vereador Police Neto (PSD), candidato à reeleição em São Paulo e que não usa dinheiro público na campanha, encontrou maneira saborosa de atrair contribuições: jantar virtual de apoiadores com a Dona Onça, Janaína Rueda. O convite, a R$ 400, dá direito a um kit de galinhada.
CLICK.
Janaína Rueda (foto) e Police Neto:
conversa com o vereador amanhã em jantar online sobre
questões de São Paulo, como centro e mobilidade urbana.
Pronto Falei
"Graças ao papel da Justiça Eleitoral e ao sistema de votação eletrônica, conseguimos (no País) realizar apuração rápida, segura, com resultados confiáveis”, Gilmar Mendes, ministro do STF e ex-presidente do TSE.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo