Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Extensão Rural no Espírito Santo completa 64 anos

| 04/11/2020, 09:01 h | Atualizado em 04/11/2020, 09:18
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Mesmo no auge da maior pandemia do século, com isolamento social e fechamento do comércio, sobretudo, das feiras livres, não se observou desabastecimento alimentar. Esse mérito é todo dos agricultores familiares, mas, contaram com o apoio decisivo dos técnicos da Extensão Rural (Incaper). Em trabalho remoto e atendimentos on-line, seus técnicos apoiaram a produção e a busca por novos canais de venda por meio do uso de aplicativos, grupos de WhatsApp e telefones, com entregas a domicílios.

Este serviço público, cujo objetivo é gerar e transferir tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável do meio rural, foi introduzido no Brasil em 1948, por Minas Gerais, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar/MG).

A partir daí, foi expandido para todo o País, tendo chegado ao Espírito Santo em 1956, com a criação da Acar-ES, que foi sucedida pelo atual Incaper, que completa 64 anos em 16/11/2020.

Com sua alta capilaridade, sempre foi visto como “Braço do Governo” no interior. Assim, foi o principal executor, nos anos 60, da política de renovação dos cafezais; apoiou a fundação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em 1968, pioneiro na introdução da Pedagogia da Alternância no Brasil; extinto o IBC, em 1990, assumiu a pesquisa cafeeira e tornou-se referência mundial no Café Conilon.

Participou da implantação da Ceasa-ES, em 1977, que modernizou o mercado dos hortigranjeiros; apoiou o movimento da agricultura orgânica no ES e, em 1990, iniciou seu projeto “Pesquisa em Agroecologia”, além de ter contribuído para levar a venda dos produtos orgânicos das tradicionais feiras livres para os shoppings da Grande Vitória.

A Extensão Rural continua sendo a grande supridora de dados e informações para a imprensa, desde os antigos suplementos agropecuários semanais, como “Tribuna Agrícola”, até os dias atuais.

Em 2019, o Incaper implantou o Projeto “HorizontES em Extensão”, promovendo a troca de experiências municipais exitosas, projeto esse que vem sendo executado, neste atípico 2020, no formato virtual, tornando-se outra referência para todo o País.

Nos últimos anos, a extensão rural no Brasil está bastante desprestigiada, até sucateada em alguns Estados.

Ao contrário, o atual governo do Estado vem investindo na aquisição de novos veículos, equipamentos de informática e de vídeo conferências, além dos projetos de reestruturação física de seus imóveis, presentes nos 78 municípios capixabas.

Como ainda há muito para se fazer, o maior desafio, agora, é estancar o processo de esvaziamento de pessoal, sem reposição desde o último concurso, em 2011, operando, hoje, com menos da metade do previsto pela LC nº 886/2018. Ademais, ajustes na atual tabela salarial, motivadora de vários desligamentos, e maior valorização pelos novos gestores municipais, tornam-se, assim, vitais, imperativos e inadiáveis!

Cleber Guerra é engenheiro agrônomo e diretor do Incaper.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre