Escolas de Domingos Martins lideram ranking de melhor desempenho no ensino médio
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Em uma melhora crescente nos últimos anos, as escolas de ensino médio do Espírito Santo tiveram o melhor desempenho entre os estados do País. No topo do ranking das cidades está em Domingos Martins, Iconha e Marechal Floriano.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou que o Estado ficou com a mesma pontuação de Goiás, ou seja, 4,8 na evolução total, que considera escolas da rede pública e privada.
No caso da rede estadual, o Espírito Santo ficou atrás apenas de Goiás, com o melhor desempenho dos últimos 10 anos.
O resultado do Ideb 2019 do ensino médio da rede estadual foi de 4,6, alcançando 98% da meta (4,7). Em 2017, o Estado alcançou 93% da meta.
O governador Renato Casagrande e o secretário de Educação, Vitor de Angelo, falaram sobre o desempenho do Estado e comemoraram a melhora da aprendizagem no ensino médio, quando comparado ao último Ideb, de 2017.

Vitor ainda ressaltou o desafio para o próximo Ideb, diante da pandemia do novo coronavírus.
“Devemos ter em mente que não necessariamente o Ideb vai cair, mas essa é a tendência. As duas principais consequências da pandemia para a educação são: prejuízos para a aprendizagem e a evasão, que são os dois componentes do Ideb.”
Para a diretora Ida Maria Gasperoni, da Escola Estadual Irmã Maria Horta, da Praia do Canto, em Vitória, onde também trabalham o professor de História, Felipe Ferreira Paes, e a coordenadora Adriana Luck Riva, o desempenho da escola no Ideb é resultado de muito trabalho coletivo.
“Esse resultado não acontece de repente, de maneira espontânea. É um trabalho que vem desde o governo, da secretaria, das escolas, dos professores e dos alunos”.
Na rede privada, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, também comemorou. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas, claro, ainda temos desafios”.
Ele disse que no ensino médio, o Estado alcançou o terceiro melhor resultado do País, ficando atrás de Minas Gerais e Paraná. “No ensino fundamental I, a nossa avaliação foi 7,6, então atingimos a meta. No ensino fundamental II, tivemos 6,9 e a meta é 7,2, quer dizer, nós temos que correr atrás da meta, mas estamos evoluindo”.
“Já no ensino médio, tivemos 6,3. Minas e Paraná tiveram 6,4, o que mostra que estamos muito próximos. Isso para nós é um orgulho.”
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