Sessentonas com tudo em cima!
Redação jornal A Tribuna
O conceito de beleza costuma ser muito associado a poucos anos de vida. Mas para muitas pessoas que já passaram dos 60, a idade é apenas um número. Elas fazem questão de se cuidar e mantêm o espírito jovem, o que reflete no exterior.
A postura diante da vida aliada a bons hábitos, tratamentos estéticos e, em alguns casos, à genética contribuem para ter uma boa aparência, dizem os especialistas.
A dermatologista Julianne Wagmacker explica que a prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada são importantes para a boa aparência. Produtos de beleza e procedimentos estéticos somam ao resultado final.
“As pessoas estão vivendo mais tempo, se mantêm ativas aos 60, 70 anos e querem transmitir isso pelo visual. Mulheres e homens querem estar bem nessa idade.”
Segundo a médica, as principais queixas na terceira idade são flacidez facial e alteração na textura da pele. Procedimentos com ultrassom microfocados promovem efeito lifting. Já preenchedores devolvem o volume perdido.
O farmacêutico esteta César de Alencar reforça a importância dos bons hábitos. “O uso de filtro solar desde jovem é o primeiro requisito, mesmo não se expondo ao sol, pois a luz solar é a maior causadora do envelhecimento da pele.”
Entre os tratamentos estéticos, a aplicação preventiva de botox a partir dos 30 anos minimiza os sinais da idade.
“Outro procedimento que é novidade para muitos são os bioestimuladores de colágeno, que servem como uma reserva de colágeno. Alguns artigos dizem que uma ampola de ácido L-polilático equivale a 10 anos de colágeno tomado via oral”, recomenda César.
A psicóloga e sexóloga Marcelle Paganini acrescenta que pessoas bem-humoradas e com positividade têm mais ânimo para se cuidar.
“A forma como reagimos às emoções impactam no nosso exterior. Para manter a jovialidade, é preciso manter a mente em funcionamento, aprender coisas novas, olhar para a vida com mais leveza e cuidar da saúde mental”, orienta. “E fazer sexo. O sexo produz endorfina e outros hormônios bons que deixam a mente mais ativa.”
“Estilo de vida saudável”
A vaidade sempre foi um traço da personalidade da operadora de Direito e pastora Fátima Mariante. Quando menina, ela usava flores para se “aformosar”. Já maior, passou a seguir um estilo de vida saudável e uma rotina de cuidados com a pele que mantêm até hoje, aos 63 anos.
“No meu dia a dia, procuro me alimentar da forma mais natural possível, uso hidratante na área dos olhos e no corpo, faço atividades físicas três vezes na semana e recorro a procedimentos ao menos uma vez ao ano”, conta.
Além disso, a postura diante a vida reforça a beleza exterior. “Meu estado de espírito reflete no exterior”, diz.
Hábitos saudáveis
- A prática regular de atividades físicas, uma alimentação balanceada e ingestão suficiente de água são fundamentais para garantir um envelhecimento saudável e minimizar os danos na pele.
- Hábitos como fumar, exagerar em bebidas alcoólicas e se expor excessivamente ao sol (pior ainda se for sem proteção) aceleram o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão.
Tratamentos estéticos
- Algumas mudanças na aparência são naturais com o passar dos anos, porém é possível retardar o aparecimento delas com produtos e procedimentos estéticos. Quanto antes começar com cuidados preventivos, melhor.
- Mesmo quem não começou a se cuidar precocemente consegue obter melhorias, mesmo que os danos não sejam totalmente reversíveis, quando são muito intensos. O importante é sentir-se feliz com a própria aparência.
Postura jovem
- A jovialidade não é limitada apenas a uma faixa etária. Uma pessoa com mais de 80 anos pode ter o espírito mais jovem que um adolescente.
- A postura no dia a dia e o modo como vê a vida e como lida com as emoções refletem no exterior e impactam na beleza.
Fonte: Especialistas entrevistados.
“Eu atribuo a minha aparência à genética do meu pai, mas também me cuido bem”, revela a empresária Cláudia Ribeiro, de 62 anos. “Tenho uma alimentação balanceada e sempre usei cr emes para prevenir o aparecimento de rugas.”
A rotina de cuidados rende elogios. Frequentemente ela, que é a mais velha entre as irmãs, é confundida como sendo a mais nova.
“Eu sou muito vaidosa, gosto de estar sempre arrumada. Meu marido até brinca que peco pela vaidade e não sabe como eu dou conta!”
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
AT em Família,por Redação jornal A Tribuna