Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT EM FAMÍLIA

Principais erros que o dono de cão comete

| 24/08/2020, 17:03 h | Atualizado em 24/08/2020, 17:16
AT em Família

Redação jornal A Tribuna


Alimentação desregrada, falta de disciplina, passeios escassos e idas raras ao veterinário são erros comuns que tutores cometem ao cuidar de seus cães. Mas especialistas alertam: alguns comportamentos colocam em risco a saúde do animal.

As falhas mais recorrentes são relacionadas à alimentação. A veterinária Manoela Pimentel observa a falta de controle, já que tutores deixam a comida à vontade, além dos petiscos.

Outro erro é atender a todas as vontades do cachorro. “Percebo casos em que toda vez que chega pessoa em casa, o cão late até receber comida. As pessoas dão e reforçam o mau comportamento.”

A especialista alerta para a necessidade de criar hábitos saudáveis, como horários para se alimentar e passear. A falta de rotina gera ansiedade, sobrepeso e dificuldade de relacionamento.

“Percebo que é mais difícil para os donos não fazerem todas as vontades do animal por ficarem com pena”, avalia Manoela.

Se por um lado há os que atendem todos os desejos do pet, há os que não sabem como disciplinar e erram a mão ao educar.

A médica veterinária Amanda Borsoi destaca que arrastar o focinho do animal no xixi ou no cocô quando ele faz no local errado é inefetivo, pois ele não entende o motivo da punição. Como consequência, o cachorro pode passar a fazer as necessidades escondido também em local errado.

“Ou o cão pode passar a prender o xixi por medo do tutor, esperando somente a hora de passear para fazer. Isso pode gerar vários problemas de saúde, por exemplo, infecção urinária”, explica.

Amanda reforça que “consulta e exames de rotina são fundamentais, pois avaliam a saúde e o bem-estar do pet e previnem alteração no corpo e doenças”.

A empresária Diana Simões, 60, precisou de ajuda profissional para lidar com a Bronagh, de 5 anos, primeira pet da família.

“Tivemos de aprender a cuidar dela. Animal não vem com manual de instrução, então ajustamos os cuidados com bom senso e buscamos ajuda quando vimos que havia algo que não sabíamos lidar.”

Em 2019, a tutora se deu conta de que reforçava um mau hábito da pequena. “Ela latia na varanda e o adestrador percebeu que ela queria me proteger e me colocar para dentro. Ele me ensinou a mostrar para ela que deveria me obedecer”.

Não criar rotina de passeios e alimentação

Começar a ensinar o cão só depois dos seis meses de idade.

A disciplina deve começar de imediato para evitar que crie maus hábitos.

2 Esfregar o focinho no xixi e no cocô quando fazem no lugar errado

Para ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo, pegue seu cão no ato e ofereça um petisco toda vez que ele acertar o lugar. Quando ele errar, ignore, espere ele desviar a atenção e limpe sem que ele veja. Se o seu cachorro ainda é filhote, ele não sabe o que é certo ou errado.

3 Má alimentação, seja oferecendo comida humana, sem horários ou quantidade limitada

Cada animal tem uma necessidade nutricional que varia de acordo com seu porte e suas condições de saúde. E os alimentos, afirmam especialistas, devem ser ofertados em horários específicos.

4 Não realizar exames de rotina periódicos no pet

Assim como humanos, os animais devem fazer consultas periódicas com o veterinário para acompanhar a saúde e prevenir doenças.

5 Atender a todas as vontades do animal, mesmo quando ele está errado

O animal precisa aprender que não é ele que manda. Desfazer maus hábitos pode ser trabalhoso – há casos em que é preciso ajuda profissional –, mas alguns podem ser prejudiciais para o bem-estar do pet. Atender todas as vontades só vai reforçar o mau hábito.

6 Não criar rotina de passeios e alimentação
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AT em Família

AT em Família, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
AT em Família

AT em Família,por Redação jornal A Tribuna

AT em Família

Redação jornal A Tribuna

AT em Família