Universitários colam grau só pela internet
Escute essa reportagem

Após anos de estudo e dedicação, o que todo estudante do curso superior deseja é se formar e partilhar esse momento com seus familiares e amigos.
Contudo, a pandemia do coronavírus colocou uma barreira nesta etapa da vida dos universitários.
Por conta das restrições impostas pelo isolamento social, devido à Covid-19, mais de 1.500 estudantes no Estado precisaram colar grau pela internet e até por meio da modalidade drive-thru, dentro do carro.
Eles se graduaram em Administração, Direito, Educação Física, Medicina, entre outros cursos.
Um desses casos é da microempreendedora Clotildes Araujo Faria. Ela tem 49 anos de idade e se formou em Ciências Contábeis. O momento foi realizado virtualmente na semana passada.
Quem pensa que Clotildes não levou a sério a sua colação está bem enganado. A seriedade foi tanta que, com a ajuda da irmã, ela produziu beca e canudo para representar uma colação presencial.
“Uma colega de classe, ao me ver vestida no vídeo, disse que ficou tão feliz que sentiu que estava realmente colando grau presencialmente”, orgulhou-se a ex-aluna do Unesc Serra.
Gerente cerimonial do Unesc, Giorgia Vasconcellos contou que a instituição precisou se reinventar para proporcionar aos alunos essa oportunidade. “Fizemos a colação online, pela plataforma Zoom. Só podia entrar na transmissão o aluno. Mas houve transmissão simultânea para familiares e amigos no YouTube”, relatou.
Há quem ainda vá fazer a cerimônia, como a Juliana Souza, de 24 anos. Ela está se formando em Administração e não perdeu tempo: já registrou as fotos da formatura.
“Com ou sem pandemia, resolvi fazer as fotos. Foi bem tranquilo, pois escolhi um lugar afastado”, conta a estudante, que fez o ensaio no deque da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
Assim como Juliana, outros universitários ainda vão colar grau virtualmente. Na Faesa, por exemplo, mil estudantes vão participar desse momento até o final do ano.
Comentários