Fios bem tratados na terceira idade
Redação jornal A Tribuna
Os cabelos também sentem o passar dos anos e o envelhecimento do corpo. É geralmente na terceira idade que o surgimento dos fios brancos se intensifica, indicando o início de uma nova etapa de cuidados para ter madeixas sempre bem tratadas e saudáveis.
As alterações hormonais e a perda de proteína nos fios descoloridos alteram o aspecto e a textura dos cabelos, segundo os especialistas. Portanto, é necessário adequar a rotina capilar. Para camuflar o grisalho, muitas mulheres optam pela coloração, o que pode sensibilizar ainda mais os cabelos. Por outro lado, muitas já aderiram ao visual natural.
Para a terapeuta capilar naturalista Paula Breder, o importante é se sentir bem e não descuidar dos fios. “Os fios brancos nascem com uma textura diferente devido a uma deficiência de proteínas. Por isso vale um tratamento mais profundo que reponha parte dos nutrientes e cortes que favoreçam os cuidados”, afirma Paula.
A hair stylist Gabi Malini acrescenta que quem utiliza química deve reforçar a nutrição e a hidratação para manter a força das madeixas, além de cuidar da saúde do corpo, que interfere no crescimento saudável dos fios.
“Quando as pessoas assumem o branco, fica mais fácil cuidar. Tem que fazer a higienização correta e a manutenção da cor para não amarelar. O sol e os produtos químicos oxidam os fios e alteram a coloração”, esclarece.
A indicação é usar produtos matizadores a cada 15 dias para manter o matizado. A especialista recomenda o xampu para cabelos curtos e o condicionador para madeixas longas ou ressecadas. A mudança no aspecto capilar é natural com a idade, mas a alteração extrema pode indicar problemas que devem ser investigados, diz a dermatologista Irene Baldi.
“O idoso absorve menos vitamina naturalmente. Então se o cabelo está ruim demais ou muito quebradiço, pode ter interferência de um fator nutricional. Mudanças extremas têm que ser investigadas.”
Excesso de tração, química e calor sobre as madeixas também impactam no aspecto saudável e devem ser minimizados, acrescenta a médica.
Me orgulho do meu visual
Aos 58 anos, a servidora pública federal Mônica Pretti Haynes decidiu assumir com estilo as madeixas grisalhas e optou por um corte moderno para complementar o look. Antes, seguia uma rotina de coloração para camuflar o branco. Agora exibe o visual com orgulho.
“Me permiti ter cabelos brancos porque envelhecer não pode ser um privilégio masculino. Por que os homens grisalhos ficam ‘charmosos’ e nós, velhas?”, questiona Mônica Haynes.
Mudanças extremas exigem investigação
Mudanças naturais
- A alteração hormonal natural do envelhecimento impacta no cabelo.
- Fios brancos não contêm melanina, que é responsável pela proteção.
- O uso de química fragiliza os fios.
- Madeixas podem ganhar ou perder volume naturalmente com a idade.
Atenção!
- Mudanças extremas na aparência do cabelo exigem investigação.
- Queda excessiva também.
Rotina de cuidados
- Quem faz coloração deve reforçar a nutrição e a hidratação dos fios.
- Evitar o calor de secadores e chapinhas, pois fragiliza mais o cabelo.
- Água fria para morna no banho evita ressecar fios e couro cabeludo.
- Madeixas grisalhas devem ser matizadas quinzenalmente com xampus ou condicionadores roxos para manter o tom platinado.
Fonte: Especialistas entrevistados.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
AT em Família,por Redação jornal A Tribuna