Autoconhecimento para dominar os próprios limites
Leitores do Jornal A Tribuna
O autoconhecimento é um exercício regular para que uma pessoa descubra suas qualidades, competências e habilidades, assim como as barreiras que o impedem de evoluir. Ter conhecimento de si mesmo é fundamental para saber quem você é e para ajudar na compreensão das pessoas a sua volta.
Quando um indivíduo investe em autoconhecimento ele compreende melhor seus objetivos, sustenta suas qualidades, reconsidera suas ações, otimiza suas emoções, compreende os sentimentos negativos e se dedica para transformá-los em ações positivas. Esse processo auxilia no amadurecimento do ser, e no alcance da autonomia sobre a própria vida e as conquistas que se deseja obter.
De acordo com a educadora Jamile Coelho, precisamos entender nosso potencial, e isso inclui tanto nossas habilidades quanto nossas fragilidades e desafios. Ou seja, a busca pelo autoconhecimento é uma forma de crescimento pessoal e profissional.
Dominar os próprios limites, sejam afetivos, financeiros ou mesmo físicos permitirá tomar decisões mais equilibradas e inteligentes. Quem identifica sua fonte de motivação possui maiores chances de se sentir mais realizado, em todas as áreas da vida.
Conheça bem seus pontos fortes e fracos, analise ao máximo suas qualidades e crie o hábito de se questionar para impulsionar o autoconhecimento. Pergunte-se o que faz de melhor, o que gosta de fazer, o que te deixa feliz, como reage em situações difíceis ou boas, quais são suas metas, quais são meus valores, quais são seus medos e inseguranças, qual o seu propósito de vida. Apesar de aparentar reflexivo, questionar-se é um passo importante para conhecer melhor a si mesmo.
Buscar o autoconhecimento é significativo, uma vez que te possibilita compreender quais são os seus diferenciais, aquilo que o torna interessante no mercado de trabalho e também na vida. É necessário ter coragem para abrir mão daquilo que é nocivo, saber dizer “não” sem culpa e sem medo, e ter conhecimento dos pontos que precisam ser melhorados.
Ao entrar em um processo de autoconhecimento, a honestidade é primordial, visto que encontraremos aspectos dos quais não iremos gostar, bem como esbarraremos em qualidades que nunca demos valor. Descobriremos nossos talentos e também nossas imaturidades e limitações.
Mas é preciso caminhar por essa ótica, e assumir a responsabilidade em todas as experiências vivenciadas. Ser responsável por suas atitudes e entender como contribuir para sua felicidade, te fará atingir resultados extraordinários, que te farão crescer.
Entenda que não basta só compreender o que é autoconhecimento, ou adequar algumas atitudes. É preciso de autoanálise constante, tempo e transformações internas, pois é um processo contínuo de aprimoramento para o alcance do sucesso. O autoconhecimento é provavelmente o maior instrumento para um resultado de crescimento satisfatório, seja pessoal ou profissional, que te levará a uma vida de realizações.
DEBORA GUERRA é empresária e professional coach.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna