Voo de Ícaro
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Ainda não aterrissou no Congresso, mas circula no meio jurídico uma minuta de proposta de emenda à Constituição para alterar a composição do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que fiscaliza a conduta de integrantes do órgão.
No novo formato, o Legislativo ganharia mais uma cadeira, tirando um dos 4 lugares do Ministério Público da União. O momento seria propício porque uma das vagas do MPU está desocupada e seria realocada.
Movimento
A minuta começou a rodar após a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) apresentar nova queixa contra a conduta da Lava Jato de Curitiba. A suspeita é que pessoas com foro especial foram investigadas sem autorização judicial.
Autoria
Uma das articuladoras dessa proposta no Congresso é a senadora Kátia Abreu (PP-TO). Em sua avaliação, o CNMP não tem agido para inibir desvios de conduta de procuradores.
Convicção
Um dos temas na agenda do conselho em agosto, após o recesso do Judiciário, é a avaliação de acusação feita pelo ex-presidente Lula contra Deltan Dallagnol e procuradores da Lava Jato pela famosa entrevista do PowerPoint, em 2016.
Andamento
Entre integrantes da Procuradoria-Geral da República, a minuta da PEC tem sido vista como útil para pressionar o CNMP a tomar providências no caso Deltan.
Mãos
A denúncia oferecida pela PGR contra o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), na última quarta-feira, ocorreu por provocação do próprio ministro Alexandre de Moraes, vítima do suposto crime de difamação e injúria. O ministro do STF juntou nos inquéritos que conduz um CD com vídeos de falas do deputado contra ele.
Veja bem
O Ministério da Saúde nega que o repasse de quase R$ 5 bilhões em um único dia, na última terça-feira, tenha sido motivado pela crítica do ministro Gilmar Mendes à gestão de Eduardo Pazuello. Como informou o Painel, a procuradora Élida Graziane e Mendes notaram que a liberação ocorreu após o atrito.
Avisado
A Saúde afirma que os repasses foram autorizados em 2 de julho e no dia 8 o ministro se comprometeu com prefeitos em liberar 50% da verba até a primeira quinzena deste mês. Pazuello disse que soltaria o restante até o mês que vem.
Crise
A empresa que cuidava da segurança da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, não enviou profissionais para os espaços da instituição nesta sexta-feira (17) devido aos atrasos nos pagamentos.
O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) determinou que a Guarda Civil Metropolitana cuide das unidades da instituição enquanto a situação não é resolvida.
Impasse
A administração do local é motivo de imbróglio entre o governo Bolsonaro e a Associação Roquette Pinto, que afirma ter a receber R$ 13 milhões da União.
Meu lugar
O governo Bolsonaro deve nomear para o cargo de diretor de revitalização da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) Davidson Tolentino de Almeida, ligado ao PP.
A cadeira já era ocupada por um indicado da sigla.
Escolhas
Tolentino foi citado em um inquérito da Lava Jato e é alvo de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa.
Em 2018, seu nome foi indicado para a direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar, mas acabou sendo barrado após pressão de entidades da sociedade civil.
Passatempo
Em quarentena após anunciar que está com coronavírus, Bolsonaro investiu seu tempo nesta quinta (16) para mostrar para seus apoiadores nas redes sociais a coleção de camisas de futebol que possui. A cada pedido que recebia, mudava a vestimenta, tirava foto e publicava.
Opa, opa
O presidente vestiu as camisas de Santos, Palmeiras, Fortaleza, Athletico-PR, Atlético-MG, Goiás, Internacional, Sport e Cascavel Futebol Clube.
Cobrado por torcedores do Corinthians, ele respondeu apenas “??????” e “Corinthians está dentro”, mas não postou foto com a camisa do clube. Bolsonaro afirma ser torcedor do Palmeiras.
Tiroteio
“A Joice não entende nada de gestão e foca em criar perfis na internet contra o Bolsonaro, com o nome de quem se elegeu”
De Filipe Sabará (Novo), pré-candidato à Prefeitura de SP, em resposta à crítica que recebeu de Joice Hasselmann (PSL) em entrevista à Folha
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo