Viana e Fundão vão poder abrir comércio sem rodízio
Escute essa reportagem

Duas cidades da região metropolitana da Grande Vitória vão poder abrir comércios sem rodízio a partir de amanhã. Viana e Fundão estão entre as 10 cidades do Estado que saíram do alto risco de contagio do coronavírus e passaram para o risco moderado. Agora terão novas regras de flexibilização.
“Em Viana, trabalhamos fortemente desde o início. Quando o poder público se esforça e se organiza, o resultado aparece e estamos colhendo fruto disso. Estamos felizes por isso, mas cautelosos, porque, se não continuar com o distanciamento e as medidas de proteção, volta para o risco alto de novo”, destacou o prefeito de Viana, Gilson Daniel.
Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Guaçuí, João Neiva, Montanha, Mucurici, Ponto Belo e Santa Teresa também passaram para o risco moderado.
No total, são 37 municípios em risco moderado, de acordo com o 13º Mapa de Risco Covid-19 do Espírito Santo, que entra em vigor amanhã e vai até o próximo domingo.
Durante esta semana, o comércio desses municípios em risco moderado pode funcionar sem rodízio de dias e com a abertura de maneira escalonada. Ou seja, alguns segmentos abrem as portas pela manhã, enquanto que outros funcionam à tarde.
Além disso, com as mudanças anunciadas pelo governador na última sexta-feira, restaurantes e academias desses municípios também vão poder funcionar de forma diferente a partir de amanhã.
As outras cidades da Grande Vitória ainda continuam em risco alto para a Covid-19. No total, nesta semana, 41 cidades seguem em risco alto.
Afonso Cláudio, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério foram as cidades que entraram no alto risco esta semana. Não há nenhum município em risco baixo ou risco extremo.
SAIBA MAIS Nova matriz de risco
A Matriz de Risco foi criada pelo governo para classificar o grau de risco de contaminação pelo novo coronavírus dos municípios capixabas.
Novo mapa
- Cidades com risco moderado: Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta, Viana e Vila Pavão.
- Os outros 41 municípios do Estado estão em risco alto. Não há nenhuma cidade com risco baixo.
Regras para comércio
- Comércios em municípios de baixo risco podem funcionar sem rodízio e limite de horário. Mas devem ter um cliente por 10 metros quadrados, uso obrigatório de máscara, distanciamento em filas. Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação.
- Em municípios de risco moderado, além das medidas exigidas aos de baixo risco, o comércio tem abertura escalonada em dois turnos. Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um turno.
- Em cidades com risco alto, o atendimento presencial no comércio deverá ocorrer em dias alternados, de segunda a sexta-feira, limitado ao horário das 10 às 16 horas.
Novas regras
Restaurantes
- Nas cidades com risco moderado, os estabelecimentos poderão funcionar das 10 horas às 18 horas e também aos sábados até as 16 horas. Até o momento, só podiam abrir das 10 às 16h, de segunda a sexta-feira.
- Nas cidades de risco alto, será permitido o funcionamento até as 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Academias
- Nos municípios de risco moderado, os estabelecimentos não estarão mais limitados a cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento.
- A regra permanece em vigor nas cidades de risco alto. No entanto, o governo informou que todos devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre usuários.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários