Inverno pode comprometer tendência de estabilização de casos do novo coronavírus
Escute essa reportagem
A estação mais fria do ano traz preocupação para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já que poderá comprometer a tendência de estabilização de casos do novo coronavírus na Grande Vitória.
“A chegada do inverno, a prevalência de dias mais frios e chuvosos nesse período e também a redução do isolamento social podem comprometer a estabilização. Esses são os principais riscos para que essa tendência de estabilização da procura de leitos possa ser quebrada e não se consolidar numa fase de recuperação da doença”, alertou o secretário da Sesa, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva na manhã de ontem, por videoconferência.
Questionado se há a previsão de expandir leitos para pacientes diagnosticados com Covid-19 no Estado, o secretário respondeu de forma positiva.
“Temos ainda a quinta fase da estratégia de expansão de leitos da Covid no Espírito Santo, que ela prevê chegar até 800 leitos de UTIs, aproximadamente. E com a chegada dos ventiladores que compramos da Itália, nós estamos então, atualizando a estratégia e apontando a possibilidade de crescimento do número de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), em especial no nosso Estado”, informou o secretário.
Dados do painel Covid-19, divulgados diariamente pelo governo do Estado, revelam que a taxa de ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo estava em 84,13% (levantamento correspondente as últimas 24 horas).
Comentários