Monumento de São José de Anchieta é alvo de vandalismo no Sul do Estado
Escute essa reportagem

Seis dias após as comemorações da Festa Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, litoral Sul do Estado, a estátua do santo, localizada na subida do Santuário de Anchieta, amanheceu pichada na manhã desta segunda-feira (15).
Pelas ruas da cidade, alguns moradores disseram que a pichação seria um ato de vandalismo, por intolerância religiosa, outros afirmam que a cor vermelha que simboliza o sangue escorrendo, é em memória dos moradores que perderam suas vidas devido a Covid-19.
“Quatro moradores já morreram pelo coronavírus em nosso município, e algumas pessoas comentam que essa pichação vermelha seria o sangue dessas pessoas. Mas infelizmente isso é um ato de vandalismo, e a pessoa precisa ser punida. Não podemos permitir intolerância religiosa”, disse o aposentado Aroldo Alves, de 68 anos.
"A Prefeitura de Anchieta vem a público manifestar sua indignação sobre os atos de vandalismo ocorridos nesta madrugada (15/06), quando jogaram tinta vermelha na estátua de José de Anchieta (hoje São José de Anchieta – copadroeiro do Brasil). A estátua foi inaugurada em 09 junho de 2012 em homenagem a pessoa que ajudou na formação do município e contribuiu imensamente para a cultura brasileira e para a fundação de importantes cidades, colégios e igrejas do Brasil", diz a nota emitida pela prefeitura.
A estátua, além de simbolizar a história e a cultura anchietense, por meio da pessoa de José de Anchieta, hoje canonizado pela igreja Católica, representa uma figura de fé para milhões de brasileiros, em especial para o povo de Anchieta.
A Prefeitura informa ainda que todas medidas foram tomadas para punir os infratores, em acordo com o artigo 55 do Código de Postura Municipal e demais legislação vigente.
Comentários