VÍDEO| Mulher se pendura em janela para limpar vidros a mais de 30 metros de altura
Uma cena chamou atenção de um morador da Praia da Costa, em Vila Velha. No vídeo gravado pelo homem, na semana passada, a faxineira aparece quase pendurada para fora da janela de um andar a mais de 30 metros de altura, em um prédio do bairro, para realizar a limpeza do vidro.
De acordo com Rogério da Silva Cardoso, essa não foi a primeira vez que viu a cena por ali, mas dessa vez resolveu registrar o caso.
À reportagem de A Tribuna, o síndico do prédio, que preferiu não se identificar, afirmou ter ficado surpreso quando viu o vídeo. Segundo ele, o morador já foi identificado e orientado pela administração do edifício a não permitir que essas atividades sejam realizadas sem equipamentos de segurança.
Assista:
Corpo de Bombeiros alertam para perigo de procedimento
Em entrevista ao Tribuna Online, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges afirmou que esse procedimento não é autorizado, inclusive, pelo Ministério do Trabalho.
"Para trabalho na parte externa dos vidros de varandas, em apartamentos, é necessária a contratação de empresas especializadas. Elas fazem todo um ancoramento, com corda, cadeirinha, para que o procedimento seja feito em segurança", alertou o tenente.
Ainda segundo o bombeiro, o proprietário do imóvel pode chegar a ser responsabilizado por este ato, além de colocar a própria vida ou a de terceiros em risco.
No início desta semana, o repórter fotográfico de A Tribuna Fábio Nunes flagrou uma outra cena chamou a atenção de quem passava pelo local. Uma mulher subiu em uma escada para limpar os vidros de uma varanda em um prédio na Praia do Canto, em Vitória.

O tenente-coronel destacou que a rede de proteção não foi feita para que alguém se projete sobre ela, mas sim para trazer proteção, principalmente, para crianças, animais e vasos de plantas.
"Se um vaso de planta, é empurrado, sem que haja uma tela de proteção, ele pode cair por sobre alguma pessoa e essa situação se tornar fatal. Apesar de a rede de proteção ter todos os procedimentos de segurança, ela serve apenas como um obstáculo à queda de alguém".
Ele ainda alerta para a necessidade de manutenção anual do equipamento, principalmente porque a grande parte dos prédios, no Estado, fica próxima ao mar, fazendo com que a maresia prejudique a estabilidade dos ganchos de proteção e do próprio plástico que compõe a rede.
"Se um dos gomos da tela se romper, por exemplo, ela vai precisar de substituição, porque pode acontecer de uma criança colocar a cabeça para fora e, por onde ela consegue passar a cabeça, ela passa todo o restante do corpo. Por isso é muito importante ter todos os cuidados necessários para que um acidente não ocorra", afirmou.
Comentários