FOTOS | Buda gigante fica pronto em agosto
Escute essa reportagem

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Norte do Estado, terá a segunda maior estátua de um Buda gigante do mundo e a previsão é que fique pronta em agosto deste ano. Mas já chama a atenção de quem passa pelo local, devido ao seu tamanho.
O peso aproximado da estátua é de 350 toneladas, e entre os materiais utilizados estão aço, ferro e concreto.
O monumento vai alcançar 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sendo que três metros será de pedestal. Somente a estátua tem 35 metros, o que equivale a pouco mais que um prédio de 11 andares.
A obra, que gira em torno de R$ 4 milhões, está sendo construída às margens da BR-101, na Praça Torii. Por lá, também se encontra o tradicional Portal Torii, que marca o diálogo entre a cultura Oriental e Ocidental; além do Jardim Zen e das 15 estátuas de Buda em meditação.
Em tamanho, a estátua do Buda fica atrás apenas de construções da China e da Tailândia. O Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina.
A construção sagrada segue a secular escola de Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji. A área engloba um grande trecho da Mata Atlântica. Dos 150 hectares, 140 são destinados à preservação da natureza.
A Praça Torii é aberta ao público e pode ser visitada, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, o Mosteiro suspendeu todas as atividades, por prazo indeterminado. Durante este período, o local não estará atendendo estudantes, não abrirá para visitação aos domingos e não realizará retiros.
Saiba mais
- O Mosteiro de Ibiraçu terá a segunda maior estátua de Buda do mundo, perdendo apenas para as construções da China e da Tailândia;
- O peso aproximado da estátua é de 350 toneladas. Entre os materiais usados estão aço, ferro e concreto;
- O monumento vai alcançar 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, sendo que três metros será de pedestal. O valor da obra é de cerca de R$ 4 milhões;
- A estátua fará parte dos Caminhos da Sabedoria, um trajeto espiritual com 108 quilômetros de extensão, que combina elementos cristãos com a filosofia budista;
- O Zen Morro da Vargem foi construído em 1974, sendo o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina;
- A construção segue a secular escola de Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji;
- A Praça Torii, onde se localiza a imagem gigante de Buda, é aberta ao público e pode ser visitada, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, o mosteiro suspendeu todas as atividades, por prazo indeterminado. Durante esse período, o local não está fazendo atendimentos.
Fonte: Mosteiro Zen Morro da Vargem.
Confira algumas fotos da obra:
Comentários