Pressão por vaga no TJ aumenta
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, mal assumiu a Corte e já vai ter de gerenciar a pressão, que só aumenta, pela abertura de vagas de desembargadores.
Das 30 cadeiras, três estão vagas, sendo duas, pertencentes à magistratura, há cinco anos. A terceira, que pertence à OAB, ficou vaga com a aposentadoria do desembargador Álvaro Bourguignon, publicada na terça-feira.
A Associação dos Magistrados (Amages) enviou ofício ao presidente do TJ defendendo que as vagas sejam preenchidas por ordem de vacância, ou seja, as da magistratura primeiro.
Mas os advogados interessados nas vagas – nos bastidores, pelo menos sete nomes foram ventilados – defendem outra tese: a que a vaga da OAB deve ser preenchida primeiro, por questão de equilíbrio, uma vez que a Ordem só tem direito a três cadeiras, das 30, por conta do Quinto Constitucional – que designa 3 cadeiras para a OAB e 3 ao Ministério Público.
Mexe no cofre
No último dia 7, o presidente do TJ, Ronaldo Gonçalves, disse que não há previsão para preencher as vagas no Tribunal, mas que a preferência é da magistratura. Um dos impedimentos para a não abertura imediata pode ser a questão financeira. O Judiciário gastou R$ 790,3 milhões com pessoal em dezembro, o que representa 5,3% da receita – limite é 6%.
“É pra valer!”
O deputado Hércules Silveira (MDB) esteve ontem com o presidente nacional do seu partido, Baleia Rossi, e confirmou que será candidato a prefeito de Vila Velha. “Ele assegurou que sou candidato e até que pode vir aqui durante a campanha”. Em busca de aliança, Hércules já conversou com DEM, PSD e tem reunião agendada com Cidadania e PSB.
Guedes ajuda ou atrapalha?
Questionado se a menção do ministro Paulo Guedes a Cachoeiro como destino turístico poderia aumentar a visitação, o prefeito Victor Coelho se esquivou de opinar, mas disse que a capital secreta “está entre as opções mais promissoras do turismo capixaba”, citando a Casa de Cultura Roberto Carlos.
Comissão vai acompanhar a Rodosol
Foi criada na Assembleia uma comissão especial que vai acompanhar, por 11 meses, a execução de serviços prestados pela Concessionária Rodosol.
Segundo o presidente da comissão, deputado Carlos Von, o objetivo é investigar o contrato, que vence em 2023, desde a sua criação (1998), além de fiscalizar o serviço entregue e discutir uma política de cobrança “mais justa”.
Amaro tem até o dia 7 para decidir candidatura
O partido Republicanos faz no dia 7 de março, na Assembleia, o encontro regional do partido. Vai anunciar a pré-candidatura de prefeitos e vereadores de vários municípios e acabar com o mistério: o deputado federal Amaro Neto é ou não candidato a prefeito? E de onde? O partido encomendou pesquisas, com Amaro candidato em vários municípios, para avaliar o cenário. “Lá ou dias antes todos vão saber se serei candidato ou não e em que município”, disse Amaro.
Galeria
Convocação
A Comissão de Saúde da Câmara de Vitória aprovou a convocação da secretária de Saúde da capital, Cátia Lisboa, para dar esclarecimento sobre o Centro de Referência em DST/ Aids. Segundo a comissão, a unidade está sem médico infectologista.
ES representado
O deputado federal Helder Salomão e o senador Fabiano Contarato fazem parte do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
E a emenda vai para...
O município de Vila Pavão passou a contar com duas novas ambulâncias adquiridas pela prefeitura com emendas dos deputados Amaro Neto, Raquel Lessa e Theodorico Ferraço.
Capital não mais secreta
Visitar Cachoeiro quando as enchentes deixaram a cidade debaixo d'água, o ministro Guedes não quis.
Carnaval e políticos
Prontos para pisar na avenida?