X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 26°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
  • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Tribuna Agro
    • Radar Econômico Cariacica
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • Educação
    • Saúde
    • Política
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Turismo
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Eu e Elas
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • TRIBUNA AGRO
    • Receitas que contam histórias
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • COOPERATIVISMO 2026
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Educação

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Escolas do ES podem ter 1 mês de férias em julho de 2027

Lei sancionada no mês passado prevê que o recesso escolar na metade do ano que vem coincida com o período de realização do torneio

Francine Spinassé
Francine Spinassé
11/07/2026 - 5:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Sancionada em junho de 2026, a Lei Geral da Copa do Mundo Feminina trouxe uma novidade que pode alterar a rotina de milhões de estudantes brasileiros: a previsão de que as férias escolares coincidam com o período da competição, entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Mas, no Estado, as férias de julho do ano que vem vão mudar mesmo? Os estudantes terão de começar as aulas mais cedo ou terminar o ano mais tarde?

As dúvidas sobre uma possível mudança no calendário escolar já mobilizam pais, escolas e redes de ensino, mas – apesar de estar na lei – a alteração ainda não é certa. O Conselho Estadual de Educação (CEE-ES) tem debatido o tema e deve divulgar parecer em breve – o que deve balizar as decisões de redes e escolas no Espírito Santo.

A realidade é que a determinação de adequar o calendário escolar durante uma Copa do Mundo realizada no Brasil não é novidade.

Em 2012, a Lei Geral da Copa Masculina também previa que as férias coincidissem com o torneio de 2014. No Estado, porém, o Conselho Estadual de Educação editou resolução própria, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), permitindo que o calendário fosse adaptado. Na prática, as férias não foram alteradas no Estado, na época, permanecendo com as tradicionais duas semanas.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, afirmou que as escolas aguardam a orientação do Conselho Estadual de Educação.

Tradicionalmente, essa definição ocorre alinhada entre as redes pública e privada. “A expectativa é que o CEE-ES emita resolução normatizando as férias de 2027 nos mesmos moldes da resolução da Copa de 2014. A orientação é que as escolas montem o calendário normalmente. Se houver alguma mudança, faremos ajustes”.

Lellis explica que a principal dúvida seria como conciliar a determinação da Lei Geral da Copa com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas anuais.

A Secretaria Estadual da Educação (Sedu) informou que, neste momento, não há definição sobre a organização do Calendário Escolar de 2027.

Muitas dúvidas


          Imagem ilustrativa da imagem Escolas do ES podem ter 1 mês de férias em julho de 2027
Patrícia Cabral, de 43 anos, mãe de Lucas, 11 se preocupa com a decisão. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Para a comerciante Patrícia Cabral, de 43 anos, mãe de Lucas, 11, e de Guilherme, 8, a possibilidade de um mês inteiro de férias escolares em julho de 2027 levanta mais dúvidas que comemoração.

Patrícia diz não ser contra ter maior período de férias, mas teme os impactos que a mudança pode trazer às famílias. “As crianças precisam de férias, brincar e descansar. O problema é como nós, pais que trabalhamos, vamos fazer para organizar um mês inteiro sem aulas”, afirma.

Desafio com a rotina nas férias


          Imagem ilustrativa da imagem Escolas do ES podem ter 1 mês de férias em julho de 2027
Para a comerciante Ariana Falcão, a possibilidade é um desafio |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Para a comerciante Ariana Falcão, de 38 anos, a possibilidade de as férias escolares de julho de 2027 dobrarem de duração significa um desafio para muito além do calendário.

Mãe de Bryan Jadjeski, de 10 anos, ela diz que hoje já conta com a ajuda da mãe e de outros familiares para cuidar do filho durante as férias de 15 dias. “Espero que não alterem o período”.

Entenda

Conselho vai emitir parecer sobre o tema

Lei Geral da Copa


          Imagem ilustrativa da imagem Escolas do ES podem ter 1 mês de férias em julho de 2027
Estudantes em sala de aula |  Foto: Magnific

Foi sancionada no mês passado a Lei 15.421, que reúne normas sobre comércio nas áreas dos eventos, além de publicidade, venda de ingressos, segurança pública e funcionamento de serviços durante a Copa do Mundo Feminina – que será disputada entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, nas cidades-sede de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Calendário das escolas

Dentre as regras, a legislação estabelece que “os sistemas de ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares abranjam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027”.

Isso significa que estudantes de todo o País teriam de ter férias entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Caberia a cada instituição ou rede adaptar seu calendário para manter o cumprimento da carga horária obrigatória anual – 200 dias letivos e mínimo de 800 horas de aula, conforme previsto na legislação educacional brasileira.

Não é a primeira vez que a lei determina isso

Apesar da polêmica, não é a primeira vez que uma legislação prevê essa mudança. A lei 12.663, de 2012, já previa a mesma medida relativa à Copa do Mundo FIFA 2014 Masculina, que aconteceu no Brasil.

Na época, a lei também previa que “em 2014, os sistemas de ensino deveriam ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares abrangessem todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa”.

No entanto, no Espírito Santo, o Conselho Estadual de Educação publicou resolução que estabelecia que o Calendário Escolar das instituições de ensino deveria ser elaborado em obediência à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê que o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto.

Nesse caso, as férias não mudaram, na época.

Mas vai mudar no Estado desta vez?

Agora, o Conselho Estadual de Educação está debatendo a nova legislação e deve ter um parecer novamente sobre o tema.

A expectativa é que uma resolução também seja publicada para que as escolas possam definir seus calendários de 2027.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Estudantes em sala de aula

A TRIBUNA NAS ESCOLAS

Guardiões da Natureza: escolhas mais conscientes para preservar o planeta

Estudantes em sala de aula

EDUCAÇÃO

Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas

Estudantes em sala de aula

EDUCAÇÃO

Apenas 10 alunos tiraram nota 1.000 na Redação do Enem

Estudantes em sala de aula

EDUCAÇÃO

Leia duas redações que tiraram nota 1.000 no Enem 2025

Ícone tags Tags calendário escolar CEE-ES copa do mundo feminina Educação espírito santo Sedu Sinepe-ES

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE

ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026

NOTÍCIAS

Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE
ESPECIAL COOPERATIVISMO 2026
NOTÍCIAS Tribuna Agro Radar Econômico Cariacica Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Futebol CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Receitas que contam histórias Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM