Polícia investiga origem de veneno para caramujo aplicado na Mata da Praia
Material tóxico foi encontrado em alameda na Mata da Praia. Polícia Científica diz que substância tem efeito anticoagulante
A Polícia Civil investiga a origem do material tóxico encontrado na Mata da Praia, em Vitória, utilizado como veneno contra caramujos. A descoberta chamou atenção e vem preocupando moradores do bairro.
A substância em questão é comum nos raticidas e foi localizada em uma praça na alameda Ismael Ribeiro Pereira, na região entre o bairro e Jardim da Penha.
Uma análise toxicológica feita pela Polícia Científica confirmou que o material ainda possui efeito anticoagulante, o que é altamente nocivo, tanto para pessoas quanto para animais domésticos.
A médica veterinária Larissa Diefenthaeler ressalta que as substâncias químicas podem ter formas de “iscas” para atrair os roedores e correm o risco de atrair os animais de estimação.
Segundo o coordenador do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet, o material, deixado em local de grande circulação, pode gerar consequências.
“Pelo que consultei com especialistas, se uma criança botar a mão e colocar no olho em seguida pode gerar irritabilidade, pode ter reações na pele, mas em regra é essa questão da ingestão que afeta mais”, afirmou o delegado.
Os moradores informaram que a substância estava distribuída na via de calçamento da alameda, nas laterais, perto dos postes e dos coqueiros. Essa característica, segundo o delegado, dá a entender que o material foi colocado lá.
Caso seja comprovada a suspeita, a pessoa identificada poderá responder criminalmente. “Ela é passível de responder por crimes ambientais e contra a saúde pública”, ressaltou.
A presidente da Associação de Moradores de Mata da Praia, Maria Lúcia Delatorre, mora há mais de 40 anos no bairro e há mais de 20 participa da diretoria da associação. Ela ressalta que foi um caso que nunca ocorreu antes.
“Foi um fato isolado e ninguém sabe quem espalhou. Nos preocupou muito na semana do acontecido, o pessoal ficou muito preocupado e procurou mais vestígios, só que, ainda bem, não localizaram mais nenhum”, relatou.
Por nota, a Prefeitura de Vitória admite que trabalha no controle de caramujos nos canteiros e jardins da cidade com produtos licenciados pela Anvisa. Esclarece que o serviço não utiliza as marcas do produto encontrado.
Entenda
Material contém substância tóxica
Riscos
18 de Março foi quando os moradores da Mata da Praia encontraram o veneno.
A Polícia Civil confirmou em investigação que o material se trata de um raticida altamente tóxico.
A substância é capaz de causar hemorragias graves, intoxicação e até morte em animais e seres humanos.
O material estava distribuído na alameda Ismael Ribeiro Pereira.
Nenhum animal ou humano foi afetado pela substância na região.
Há suspeita da Polícia Civil de que a substância tenha sido colocada propositalmente no local.
Consequências
O responsável pode responder por crimes ambientais e contra a saúde pública.
Caso houvesse ingestão por parte animais ou crianças, o suspeito poderia responder pelos crimes de maus-tratos, lesões corporais ou por homicídio com dolo eventual.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários