Estudante acusa colega de tentar beijá-la à força no Ifes Vitória
Aluno foi afastado pela instituição e protesto é realizado nesta quarta (18)
Siga o Tribuna Online no Google
Uma aluna, de 21 anos, do Instituto Federal de Educação (Ifes) campus Vitória, afirma que foi vítima de assédio por parte de um colega de turma, que tentou beijá-la à força, dentro da sala de aula. Ela registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil na última sexta-feira.
Os estudantes fazem uma manifestação, na Avenida Vitória, em frente à entrada principal do campus, a partir das 17h desta quarta-feira (18).
De acordo com a TV Tribuna/Band, a jovem afirmou em depoimento que o colega insistiu em se sentar ao lado dela. Durante toda a aula, ele fez comentários considerados invasivos. Em seguida, ele teria tentado beijá-la sem consentimento e acabou sendo impedido pela própria vítima. A jovem reagiu e empurrou o colega.
Segundo a estudante, o colega saiu da sala muito alterado. Ela pediu ajuda a colegas que presenciaram a cena e procuraram a coordenação do curso, onde foi orientada a formalizar a denúncia.
A vítima afirmou à polícia que se sentiu constrangida e violada. E disse ter tomado conhecimento de outros comportamentos semelhantes atribuídos ao mesmo aluno, com outras estudantes.
A porta-voz dos estudantes, Bruna Caroline Ferreira Menezes Lemos informou que a manifestação ocorre após um caso de assédio dentro de sala de aula.
“Esse caso mostrou para a gente que existem falhas graves dentro do campus, especialmente relacionadas à segurança, acolhimento e orientação em relação a situações como essa”.
Bruna Lemos informou que os estudantes estão reivindicando protocolos mais claros de denúncias, maior transparência sobre as ações que são realizadas pelo Ifes.
“Também pedimos por maior segurança, a instalação e manutenção de câmeras de segurança dentro do campus, e também solicitamos a ampliação dos serviços de psicologia e enfermaria para o período noturno”, afirmou a porta-voz.
O Ifes se manifestou por meio de nota, informando que recebeu a denúncia dos estudantes e que iniciou os trâmites internos para a devida apuração. Expediu ainda uma medida cautelar, que afasta o aluno denunciado do ambiente escolar para salvaguardar a estudante e mitigar eventuais danos decorrentes da situação relatada.
Além disso, o caso foi encaminhado ao conselho de ética e disciplina do corpo discente, para as apurações necessárias. A estudante foi orientada a registrar boletim de ocorrência, segundo o Ifes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários