Espírito Santo sedia Brasileiro de Asa Delta
As decolagens serão realizadas na tradicional Rampa do Monjolo, considerada uma das melhores do mundo para a prática do esporte
Siga o Tribuna Online no Google
Após mais de 14 anos, o Espírito Santo voltará a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta (CBAD), reunindo os principais pilotos do País. A edição comemorativa pelos 50 anos da competição acontecerá a partir do dia 28 de abril de 2026, em Baixo Guandu, município reconhecido como a Capital Estadual do Voo Livre.
As decolagens serão realizadas na tradicional Rampa do Monjolo, considerada uma das melhores do mundo para a prática do esporte e que recentemente passou por melhorias estruturais para receber eventos de grande porte.
A etapa terá nível FAI 2, somando pontos para o ranking internacional e servindo como oportunidade para atletas que buscam espaço no circuito mundial.
A Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) confirmou ainda uma alteração no calendário de 2026: o Brasileiro será disputado em etapa única, entre 28 de abril e 9 de maio, em uma janela ampliada de dez dias de provas, com um day off obrigatório.
O formato concentrado promete uma competição decisiva, em um cenário conhecido por provas longas, térmicas intensas e alto nível técnico, que definirão o campeão brasileiro da temporada.
A mudança também libera o segundo semestre para que os pilotos possam focar totalmente na preparação para o Pré-Mundial em Andradas, ampliando as chances de desempenho em competições internacionais.
O ranking nacional passará a considerar as duas etapas do Brasileiro de 2025, a etapa única de 2026 em Baixo Guandu e o Pré-Mundial de 2026.
Haverá descarte de 33% dos resultados e cada piloto poderá substituir uma nota, inclusive do Open de Andradas, caso seja realizado antes do Pré-Mundial. Segundo a entidade, o objetivo é valorizar a regularidade e garantir critérios mais equilibrados de pontuação ao longo da temporada.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários