Secretaria de saúde investiga caso suspeito de meningite tipo B em criança no ES
Paciente está internado no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), em Vila Velha
Siga o Tribuna Online no Google
Um caso suspeito de meningite tipo B em uma criança está sendo investigado pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa). De acordo com a secretaria, em comunicado publicado nesta sexta-feira (13), a criança está internada no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA), em Vila Velha.
Segundo a Sesa, as pessoas que tiveram contato próximo com o paciente já receberam medicamentos preventivos, seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde, e o caso foi devidamente notificado ao Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde.
Em nota, a secretaria informou que a criança é acompanhada por equipe multiprofissional, seguindo protocolos clínicos e assistenciais. A pasta também destacou que não divulga dados de prontuário ou informações pessoais de pacientes.
Meningite em crianças
A meningite em recém-nascidos é causada por uma infecção da corrente sanguínea (sepse). A infecção é normalmente causada por bactérias adquiridas no canal do parto, mais comumente estreptococos do grupo B, Escherichia coli e Listeria monocytogenes.
Bebês mais velhos e crianças geralmente desenvolvem infecção através de contato com secreções respiratórias (por exemplo, saliva ou muco nasal) que contêm bactérias que causam a meningite.
Entre os principais sintomas da meningite estão:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Rigidez de nuca (dificuldade para encostar o queixo no peito)
- Confusão mental
A transmissão ocorre por via aérea, por meio de gotículas expelidas em tosse, espirro ou beijo. O tratamento é exclusivamente hospitalar, com antibiótico venoso.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários