X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • CARNAVAL 2026
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Carnaval 2026
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 28°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • TRIBUNA FOLIA
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • TRIBUNA FOLIA
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES

Eraldo Cabral, 61 anos, sofreu acidente de moto e ficou tetraplégico. Com o medicamento, começou a apresentar leves movimentos

Beatriz Brandão
Beatriz Brandão
12/02/2026 - 14:34
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
Eraldo Ferreira Cabral sofreu acidente de moto no dia 4 deste mês e recebeu a polilaminina no dia 7. A família está confiante no tratamento, segundo o filho João Paulo (à direita) disse em entrevista para A Tribuna |  Foto: Acervo de Família

O pedreiro Eraldo Ferreira Cabral, 61 anos, foi o quinto paciente do Estado a receber a polilaminina – substância capaz de regenerar lesões na medula espinhal – por decisão judicial após ser arremessado em um acidente de moto, no último dia 4, em Santa Maria de Jetibá, e sofrer uma lesão medular que o deixou tetraplégico.

O medicamento foi aplicado no dia 7 deste mês, no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória. De acordo com João Paulo dos Santos Cabral, filho de Eraldo, ele agora se recupera na UTI e já começou a apresentar leves movimentos nos ombros e no braço.

“Ele ainda está entubado, porque o procedimento foi recente, mas temos muita esperança”.

De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) da Polilaminina no Estado, Mitter Mayer, esse é mais um caso em que o medicamento é ministrado na janela terapêutica ideal, o que aumenta as esperanças quanto a recuperação de movimentos.

“O ideal é fazer a aplicação em até 72 horas após a lesão, para garantir resultados mais promissores. De todos os casos no Brasil, os do Estado foram os únicos que estavam dentro dessa janela”.

Para Mitter, essa agilidade é resultado de planejamento. “Já temos um fluxo definido para identificar a lesão, encaminhar o paciente ao hospital de referência e agilizar exames e a cirurgia”.

No Brasil, 19 pacientes receberam a polilaminina mediante decisão judicial. Os resultados, até o momento, são animadores.

“Do ponto de vista científico é preciso cautela. Mas acompanhando os casos, o que tem acontecido é algo extraordinário”.

Acidente

Eraldo pilotava uma motocicleta quando foi atingido por outra moto. De acordo com a Polícia Civil, o condutor do segundo veículo foi autuado por lesão corporal culposa, com agravante por estar sob efeito de álcool ou outra substância psicoativa, e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória.

João Paulo Cabral filho do paciente

“Estamos com esperança”

A Tribuna — Como foi quando descobriram que seu pai havia ficado tetraplégico?

João Paulo Cabral — Foi um choque. A gente imaginava que algo poderia ter acontecido por causa do impacto, mas receber a confirmação foi muito difícil.

Você já conhecia esse tratamento?

Não. Foi o neurocirurgião do hospital que nos explicou sobre o tratamento. Ele disse que a cirurgia iria corrigir a fratura, mas que não devolveria os movimentos, e apresentou a polilaminina como uma alternativa de reabilitação.

Como está a expectativa da família para os resultados?

Estamos com muita esperança. Conversamos com familiares de outros pacientes que já receberam o tratamento e vimos relatos positivos. Sabemos que é um processo lento, mas acreditamos muito na recuperação dele. Vamos estar ao lado dele até o fim.

O que mantém essa esperança na recuperação?

Meu pai sempre foi muito ativo, trabalhador, não bebe, não fuma. Ele é forte. Mesmo entubado, pediu para a gente cuidar das ferramentas da obra que estava fazendo. Isso mostra que ele está com pensamento positivo.

Entenda

Polilaminina


          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
Polilaminina: pesquisas |  Foto: Divulgação

É uma substância produzida a partir de uma proteína extraída da placenta humana e tem o potencial de regenerar a medula espinhal, um tecido delicado e de difícil recuperação.

Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o laboratório Cristália mostraram que era possível recriar em laboratório essa malha, extraindo a proteína de placentas, e aplicá-la diretamente na região lesionada na medula.

Quando reintroduzida no corpo, a polilaminina ajuda os neurônios a formarem novos caminhos para os impulsos elétricos que permitem movimentos.

O tratamento consiste em uma aplicação cirúrgica única no ponto da lesão, geralmente dentro de até 72 horas após o acidente, aumentando as chances de recuperação.

Testes

Os primeiros testes foram realizados em animais e mostraram efeitos animadores.

Em ratos, os sinais começaram a aparecer em 24 horas e a recuperação em cerca de oito semanas; em cães, houve diferentes níveis de recuperação do movimento das patas.

Nos estudos clínicos iniciais em humanos, oito voluntários receberam a medicação até três dias após a lesão. Os resultados foram considerados promissores

Autorização

O estudo clínico de fase 1 foi autorizado pela Anvisa e vai avaliar a segurança da polilaminina em cinco pacientes com idade entre 18 e 72 anos.

O Estado tem interesse em sediar os estudos e inclusive fez uma solicitação ao laboratório, colocando à disposição o Hospital São Lucas.

Golpes

Mitter Mayer diz que pessoas têm se passado por advogados ou por membros da equipe de pesquisa para tentar aplicar golpes em famílias.

A orientação é procurar sempre os canais oficiais, tanto do laboratório Cristália quanto da comissão estadual, para obter as informações corretas sobre o tratamento.

Eles também receberam medicamento

Primeiro no Estado


          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
|  Foto: Acervo Pessoal

O piloto de motocross Luiz Fernando Mozer, 37 anos, foi o primeiro do Estado a receber o tratamento por decisão judicial após sofrer um acidente.

Segundo Mitter Mayer, Luiz já relata ganho de força e sensibilidade nas pernas.

Lesão após mergulho


          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
|  Foto: Divulgação

Um jovem de 24 anos recebeu o tratamento após sofrer uma lesão na coluna depois de um mergulho em uma cachoeira de Santa Leopoldina.

O homem tem apresentado evolução. De acordo com Mitter Mayer, a família relatou que ele já movimenta os braços, tem forças nas mãos e apresenta sensibilidade nos pés.

Queda de telhado


          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
|  Foto: Arquivo AT

Um idoso de 70 anos, morador de Cariacica, foi o terceiro paciente do Estado a receber polilaminina com decisão judicial, em janeiro deste ano.

Ele sofreu uma lesão medular após cair de um telhado, quando lesionou a vértebra T12.

Acidente de bicicleta


          Imagem ilustrativa da imagem Motociclista é o 5º paciente a fazer tratamento com Polilaminina no ES
|  Foto: Divulgação

Um idoso de 84 anos, do interior de Afonso Cláudio, foi o quarto paciente do Estado a receber o tratamento inovador com a polilaminina.

Ele sofreu uma lesão após um acidente de bicicleta em janeiro. Segundo Mitter Mayer, a família não autorizou a divulgação de mais informações sobre este caso.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa suspende venda de fórmula infantil Alfamino, da Nestlé

SAÚDE

Anvisa suspende venda de fórmula infantil Alfamino, da Nestlé

Imagem ilustrativa da imagem Estudo aponta que menopausa pode afetar sono e aumentar ansiedade

SAÚDE

Estudo aponta que menopausa pode afetar sono e aumentar ansiedade

Imagem ilustrativa da imagem Prazo para inscrição no Mais Médicos Especialistas termina no dia 19

SAÚDE

Prazo para inscrição no Mais Médicos Especialistas termina no dia 19

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

SAÚDE

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

Ícone tags Tags Acidente de moto esperança de reabilitação lesão medular polilaminina Recuperação Tratamento Inovador

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

TRIBUNA FOLIA

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
TRIBUNA FOLIA
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba FUTEBOL Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM