Olinda terá ações contra violência de gênero voltadas a turistas no Carnaval
Material bilíngue será distribuído no aeroporto e haverá ponto de orientação durante a folia
Siga o Tribuna Online no Google
O Carnaval de Olinda 2026 contará com ações de prevenção à violência de gênero durante o período festivo. Na quarta-feira (11) de pré-Carnaval, quando há maior fluxo de voos diretos da Argentina para Pernambuco, passageiras que desembarcarem no Aeroporto Internacional dos Guararapes receberão material informativo bilíngue sobre prevenção ao assédio e à violência de gênero, além de orientações sobre estruturas de acolhimento e um canal de informações em espanhol. Também está prevista recepção cultural com passistas e orquestra de frevo.
Ação no aeroporto e público-alvo
A iniciativa é realizada pelo Instituto Livre de Assédio, com patrocínio da Embratur. Segundo a organização, a proposta é oferecer informação, orientação e acesso a redes de apoio a turistas estrangeiras logo na chegada ao destino, especialmente mulheres que viajam sozinhas.
Dados do setor turístico indicam que a segurança influencia a escolha de destinos, principalmente entre mulheres viajantes solo. Pesquisas do Airbnb apontam que a percepção de segurança interfere na decisão de viagem desse público, que tem apresentado crescimento no turismo internacional.
Posição da prefeitura e do instituto
A Prefeitura de Olinda informou que ações desse tipo contribuem para o turismo local.
“Olinda vive do turismo, da cultura e da ocupação segura do espaço público. Quando cuidamos da segurança das mulheres, estamos cuidando da economia da cidade”, ressalta Mirella Almeida. “Queremos que mulheres do Brasil e do mundo escolham Olinda sabendo que aqui elas podem viver a festa com liberdade, respeito e segurança.”
“Olinda é um destino muito desejado e recebe muitas mulheres viajantes solo, especialmente no Carnaval. Quando falamos de turismo, estamos falando também de responsabilidade”, afirma Ana Addobbati, presidente do Instituto Livre de Assédio.
“A segurança é um fator decisivo para a escolha do destino. Receber essas mulheres já no aeroporto, com informação clara, linguagem acessível e uma mensagem de acolhimento, é uma forma concreta de dizer: vocês são bem-vindas e não estão sozinhas.”
Atendimento durante o Carnaval
Durante o Carnaval, o Instituto Livre de Assédio também realizará ações de orientação e distribuição de cartilhas bilíngues (português e espanhol), além de QR Codes com acesso a serviços de apoio e canais de denúncia. Haverá atendimento bilíngue em ponto de assistência com tradutora das 9h às 2h, do sábado à terça-feira de Carnaval, na Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo.
A Guarda Municipal e responsáveis por pousadas e day uses receberam orientação para encaminhar turistas a esse local ou aos canais de informação.
Serviço para turistas
• Recepção cultural no Aeroporto Internacional dos Guararapes na quarta-feira de Carnaval
• Distribuição gratuita de cartilhas bilíngues (português e espanhol), impressas e disponíveis para download no site do instituto e nas redes sociais da prefeitura
• QR Code com acesso à rede de apoio, serviços locais e canais de denúncia
• Ponto de acolhimento com tradução durante o Carnaval na Rua Justino Gonçalves, 85, Carmo
Comentários