Recife anuncia concurso com 400 vagas para a Guarda Municipal
Edital sai no segundo semestre; reforço integra processo de armamento gradual
Siga o Tribuna Online no Google
A Prefeitura do Recife realiza novo concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCMR) com a oferta de 400 vagas. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (09). O edital será publicado no início do segundo semestre de 2026, com provas previstas para o fim do ano. O reforço no efetivo ocorre no momento em que a corporação amplia o uso de armamento letal entre seus agentes.
Atualmente, o Recife possui 1.632 guardas. A chegada dos novos servidores faz parte da reestruturação da segurança pública municipal. O processo de armamento, iniciado em 2025, é gradual e exige o cumprimento de protocolos da Polícia Federal, como avaliações psicológicas e cursos de tiro.
“Estamos anunciando um novo concurso para a Guarda Municipal, com 400 vagas, que será lançado no segundo semestre. Isso nos permite ampliar o trabalho da segurança municipal e avançar no processo de armamento gradual da corporação, que já conta com turmas em formação e treinamento permanente”, afirmou o prefeito João Campos.
Regras para o uso de armas e câmeras
Nem todo o efetivo circula armado. O uso da pistola semiautomática é restrito aos agentes aprovados em treinamento técnico e com autorização do porte funcional. Os guardas que atuarem armados deverão, obrigatoriamente, utilizar bodycams (câmeras corporais) para garantir a transparência das intervenções.
As armas e munições ficam guardadas na armaria do Comando da Guarda. O agente retira o equipamento no início do turno, mediante assinatura de termo de cautela, e faz a devolução ao encerrar o serviço.
Treinamento em curso
O processo de formação segue etapas rígidas. Desde o dia 19 de janeiro, um grupo de 250 agentes passa por instrução técnica com 25 disciplinas, incluindo o manuseio seguro de armas curtas. O cronograma da prefeitura prevê que essa fase de estruturação e capacitação inicial seja concluída ainda no primeiro semestre de 2026.
A primeira
A capital pernambucana foi a primeira do País a aderir ao programa federal Município Mais Seguro, em outubro de 2025. A parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) resultou na doação de 1.040 sprays incapacitantes e 125 armas de eletrochoque para a corporação. Além dos equipamentos, o acordo prevê projetos de qualificação sobre o uso da força, policiamento comunitário e o Programa Escuta SUSP, focado na saúde mental dos agentes municipais.
Comentários