Horas de malhação e tratamentos estéticos: a preparação das musas para o Carnaval
Musas e rainhas das agremiações fazem de tudo para brilhar na avenida. Vale até jejum, aulas de samba e corridas na areia
É preciso ter fôlego e muita resistência para brilhar na avenida, muitas vezes utilizando costeiros nada leves. Para dar conta do recado, a mulherada sua – e muito – o ano inteiro. Mas, com a proximidade do Carnaval, a rotina de treinos fica mais intensa.
A três dias para os desfiles das agremiações capixabas, a rainha de bateria da Mocidade Unida da Glória pelo terceiro ano consecutivo, Layla Bastos, de 38 anos, tem apostado em jejuns intermitentes, drenagem linfática, atividade física e muito cardio.
“Além de treinar todos os dias, eu corro na areia e sambo com um peso nas costas para passar bem na avenida. O costeiro é bem pesado, por isso exercito o corpo antes para poder aguentar”, revela a bela, dona de medidas de causar inveja: 68 centímetros de cintura, 103 de bumbum e 65 quilos.
Planejando entrar na passarela do samba com uma fantasia avaliada em R$ 12 mil, Rayane Rosa, 36, é a rainha mais longeva do Carnaval de Vitória, estando à frente da bateria da Novo Império por 11 anos.
Além de optar por uma alimentação regrada, cuja maior fonte de proteína vem dos ovos de galinha, a secretária faz musculação de segunda a sábado e também passou por procedimentos estéticos.
“Fiz botox, preenchimento no rosto, limpeza de pele e, recentemente, realizei pela primeira vez a harmonização glútea”, conta Rayane, entusiasmada.
Com uma história no Carnaval capixaba que completa uma década em 2026, a propagandista Fabrícia Vieira, 48, é a atual rainha de bateria da Andaraí. Ela também fala sobre a preparação física para a folia.
“Durante o ano já treino musculação diariamente, mas, quando o Carnaval se aproxima, dou uma intensificada no cardio. Tenho preferência por fazer o treino intervalado de alta intensidade na esteira para aumentar a resistência para os ensaios e desfile”, afirma.
Mas Fabrícia reforça que o papel da rainha vai além de ser símbolo de beleza. “É ter voz, presença e representar. Entro nessa luta por amor ao Carnaval e para mostrar que a mulher pode ser quem ela quiser e onde ela quiser”.
Para a advogada Kelly Andrade, que faz sua estreia como musa da Independente de Boa Vista, “todo sacrifício é válido para estar em forma na avenida e contar com muito amor a história de fé e resistência de João Bananeira”.
Belas no sambão
Treino intenso até o desfile
Além de cortar o consumo de bebidas alcoólicas, a rainha de bateria da Andaraí, Fabrícia Vieira, realizou procedimentos de redução de celulite, estimulador de colágeno e aplicação de ácido hialurônico na região dos glúteos e pernas. “Perto do Carnaval dou uma intensificada nos treinos, principalmente no cardio”.
Alimentação saudável e academia
Advogada e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Kelly Andrade, de 41 anos, iniciou sua trajetória na Independente de Boa Vista montando alas voltadas para profissionais da sua área. Foi assim em 2023 e 2024. Agora, em 2026, ela faz sua estreia como musa da escola e destaca que a preparação é totalmente diferente.
Para estar plena na avenida, ela realizou procedimento estético para redução de gorduras localizadas e tem apostado numa alimentação regrada.
“É um posto que requer muito mais preparo físico, porque o corpo fica exposto e vou usar salto alto e costeiro pesado. Por isso, faça chuva ou sol, estou na academia. Até quando viajo, não deixo de malhar. Com a proximidade do Carnaval, a intensidade aumenta”.
Foco na respiração para ter resistência
Passista da Imperatriz do Forte que sonha em ocupar posições maiores dentro de uma escola de samba, a assistente jurídica Carol Gava, de 20 anos, intensificou os treinos para ter fôlego de sobra durante o desfile. “Faço treinos voltados para resistência que ajudam bastante na respiração e a ter consistência na avenida. Além disso, a alimentação está sempre em dia e faço sempre meia hora de cardio, pois ajuda a desenvolver a liberdade de movimentos”.
Dieta restritiva perto do Carnaval
Não é de hoje que Rayane Rosa, a rainha da Novo Império, conhece os sacrifícios necessários para arrasar na avenida! Ocupando o posto por mais de uma década, a secretária de 36 anos treina na academia de segunda a sábado, e dá um “gás” ainda maior na alimentação no período próximo à folia. Segundo ela, os ovos são a sua maior fonte de proteína.
“Como ovo pela manhã e à tarde e vou variando entre cozido e mexido. Mas não como todos os seis com gema. Próximo ao Carnaval, a dieta fica ainda mais restritiva”, conta a bela de 1,72 metro de altura e 76 quilos, que passou por alguns procedimentos estéticos.
Aulas de samba para brilhar!
Madrinha de bateria da Unidos da Piedade pelo segundo ano consecutivo, a publicitária e influenciadora digital Ariane Perovano, de 34 anos, está animada para atravessar o Sambão do Povo com seu 1,65 metro de altura e 56 quilos. Assim como a maioria das belas da folia capixaba, ela aposta no tradicional treino diário e numa rotina alimentar saudável. Ela também passa por drenagem linfática.
“Desde junho faço aulas de samba duas vezes por semana e sigo assim até o Carnaval. Também faço musculação diariamente e tento ter uma alimentação mais regrada. Diferente de outras pessoas que desfilam, no período de férias das crianças, como sou mãe de dois, acabo relaxando um pouco mais, mas tento ficar atenta para não colocar tudo a perder”, revela, aos risos.
Prometendo surpreender o público com uma fantasia impactante, ela falou um pouco sobre como está sua expectativa para o desfile. “A bateria está super entrosada e eu e Nathy Messias, a rainha da bateria, estamos super empolgadas e ansiosas”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários