Todo o ES pode receber tempestades e queda de granizo neste domingo, alerta Inmet
Alerta prevê que há risco de alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores em todas as regiões do Estado
O Espírito Santo recebeu um novo alerta de tempestades neste domingo (1). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até às 10 horas desta segunda-feira (2), o aviso é de que todas as cidades capixabas podem receber chuvas de até 100 mm por dia, além de queda de granizo e ventos de até 100km/h.
O alerta prevê que há risco de alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores em todas as regiões do Estado.
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo instável se formou em função da atuação de um sistema de baixa pressão no litoral. Apesar as chuvas, as temperaturas devem permanecer altas, com máximas de até 38ºC em algumas regiões neste domingo (1).
Fevereiro com menos chuvas e temperaturas acima da média
Ainda segundo o Incaper, o mês de fevereiro deve ser marcado por dias quentes e úmidos no Espírito Santo, com chuvas menos frequentes do que em janeiro.
Influenciadas pelo forte aquecimento durante o dia e pela elevada umidade na atmosfera, em alguns períodos, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode provocar chuvas mais persistentes. Porém, ao longo do mês, as precipitações devem ficar próximas da média climatológica na maior parte do território capixaba.
A previsão revela que as chuvas tendem a ocorrer principalmente na forma de pancadas rápidas, mais comuns entre a tarde e a noite, podendo avançar para a madrugada, sobretudo no litoral.
Já as temperaturas devem permanecer acima da média em todo o estado. A temperatura média do ar deve ficar entre 25 °C e 27 °C, com máximas que podem chegar a 34 °C, principalmente nas áreas de menor altitude. As mínimas variam entre 22 °C e 24 °C, com menor variação térmica no litoral. O calor combinado à alta umidade aumenta a sensação de abafamento e favorece as chuvas típicas do verão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários