Adolescente de 13 anos morre após mordida de tubarão em Olinda
Menino estava tomando banho na Praia de Del Chifre, um local conhecido por incidentes com animais marinhos
Após quase três anos sem registros, Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (29), uma morte por incidente com tubarão na Praia de Del Chifre, em Olinda. A vítima, Dayvson Rocha Dantas, de 13 anos, foi atingida em uma área de pouca profundidade.
Após ser mordido, o adolescente foi carregado nos braços por pessoas que presenciaram a cena e tentaram um socorro imediato. Sem esperar pelas ambulâncias, foi levado em um carro particular ao Hospital do Tricentenário.
O Samu confirmou a ocorrência. Já a equipe médica informou que o jovem deu entrada na unidade sem sinais vitais.
Del Chifre e a segurança
A Praia de Del Chifre é um ponto historicamente sensível de registros, mas o fato de o incidente ter ocorrido em águas rasas reforça a necessidade de vigilância constante. Pelas informações preliminares, o local onde Dayvson foi mordido pelo animal era de mar aberto.
A praia não é indicada para banhos, nem prática de esportes. Especialistas apontam que a foz do Rio Beberibe e a turbidez da água podem atrair animais para perto da orla, tornando qualquer mergulho uma roleta russa na ausência de tecnologia de prevenção.
Histórico de incidentes em Pernambuco
O histórico de incidentes em Pernambuco, monitorado pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) desde 1992, contabiliza agora 82 ocorrências, com 27 mortes.
Dessas ocorrências notifificadas, pelo menos seis aconteceram na Praia Del Cifre, onde crianças e adolescentes tomam banho - muitas vezes sem a fiscalização dos pais. São, especialmente, moradoras de comunidades em situação de vulnerabilidade próximas do local, como Portelinha e Maruim.
Para tentar frear as estatísticas de mortes com tubarão, o estado mantém 150 placas de aviso instaladas em pontos críticos da orla; em Olinda, são 13 sinalizações, sendo quatro delas localizadas especificamente na Praia de Del Chifre. A reportagem da TV Tribuna PE só encontrou uma.
Monitoramento
A fatalidade ocorreu em um momento de desproteção. O Governo de Pernambuco lançou o edital do Programa Cientista Arretado no início de janeiro para retomar a vigilância dos tubarões, as ações práticas — como a microchipagem e o uso de barcos para monitoramento.
A nova fiscalização está prevista para começar em maio de 2026 depois de 11 anos paralisada. Até lá, toda cautela é necessária para entrar em determinados trechos de mar em Pernambuco, especialmente os que já são conhecidos pelos ataques, como na Praia Del Chifre e na Igrejinha de Boa Viagem.
Mais informações podem ser acompanhadas nos telejornais da TV Tribuna PE: Brasil Urgente, JT2 e JT1 (este passa a partir das 12h de amanhã).
Comentários