Contagem regressiva para o Pré-Carnaval de Iconha
O Pré-Carnaval é tradição no município e, neste ano, será realizado no próximo final de semana, na sexta-feira (30) e no sábado (31)
Em Iconha, a folia começa mais cedo. O Pré-Carnaval é tradição no município e, neste ano, será realizado no próximo final de semana, na sexta-feira (30) e no sábado (31). Blocos de rua, shows e atrações culturais vão levar adultos e crianças para as ruas da cidade.
A expectativa é que os dois dias de folia reúnam 10 mil pessoas. A secretária municipal de Turismo, Cultura e Lazer destaca o perfil do evento.
“O Carnaval no Espírito Santo começa em Iconha, com uma festa que, tradicionalmente, reúne famílias em torno de momentos de diversão com segurança e muita animação. Preparamos uma programação para agradar a esse público”, diz.
A programação terá início na sexta-feira (30), às 19 horas, com show de Emerson Xumbrega, intérprete da Escola de Samba Independente de Boa Vista, de Cariacica, na praça central.
Na mesma noite, e entrando pela madrugada, tem Bloco do Piru, Orquestra Maratimba e Banda 13 de Junho, no trio, além de Banda Seis 3 e Pele Morena, no Parque de Exposições Jaime Paganini.
No sábado (31), a folia vai começar às 17 horas: tem matinê de Carnaval com Papá-léguas Show Folia, na praça central. Às 19 horas, no mesmo local, tem Rádio Fanfarra e encontro de blocos de rua. Mais tarde, às 21 horas, no trio elétrico, tem Banda 10 e Acadêmicos de Iriri.
O Pré-Carnaval vai terminar no Parque de Exposições Jaime Paganini, com shows de Wavilla e Banda, às 23 horas, e Agitaê, à 1 hora.
Folia de Reis é tradição
O mês de janeiro em Iconha é marcado, anualmente, por uma das maiores manifestações culturais do município: a Folia de Reis, que celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Há décadas, os grupos Devotos do Divino e Alegria de Viver, da comunidade Bom Destino, e Estrela Guia, de Campinho, mantêm viva a tradição. No Dia de Reis, em 6 de janeiro, eles se juntam e reúnem moradores e visitantes em uma celebração cheia de fé e cantoria.
Costume compartilhado entre gerações
As tradições de Iconha são preservadas por meio das manifestações culturais, dos costumes do povo e da culinária local. Entre as receitas que atravessam gerações está a do cavaco, uma espécie de biscoito feito com farinha de trigo, também conhecido como mentira e cueca virada, herança dos imigrantes italianos, que participaram da colonização do município.
A dona Jovelina Freitas, de 73 anos, conta que a iguaria fez parte da infância dela e, ao longo dos anos, de momentos especiais, dando mais sabor à convivência com filhos, netos e amigos.
Receita de Cavaco
Ingredientes: 6 ovos, 1 copo de leite, 2 copos de açúcar, 3 colheres de margarina, 3 colheres de cachaça, 1 colher de fermento em pó, 1 quilo de farinha de trigo (ou até dar o ponto da massa).
Modo de fazer: Misture os ingredientes e vá adicionando a farinha de trigo. Quando a massa estiver soltando da mão, estique-a, corte-a em pedaços e faça o formato do biscoito. Frite em óleo quente. Se preferir, passe os biscoitos no açúcar.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários