Vacina contra a dengue: Pernambuco inicia a imunização para crianças e adolescentes
A partir desta semana, pessoas de 10 a 14 anos residentes em todos os municípios de Pernambuco já estão aptas a serem imunizadas contra a dengue
A partir desta semana, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos residentes em todos os municípios de Pernambuco já estão aptas a serem imunizadas contra a dengue, após recomendação do Ministério da Saúde (MS), que direcionou a ampliação da estratégia para todos os municípios do país. As primeiras 30 mil doses do imunizante, que oferta a proteção contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), já foram encaminhadas para as cidades pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), e, tão logo os gestores locais estejam de posse das vacinas, podem iniciar suas ações.
A estimativa populacional para esta faixa etária no estado é de 656.399 pessoas e a proteção completa acontece após a aplicação em duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas.
“A ampliação da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todos os municípios de Pernambuco representa um avanço significativo nas ações de prevenção às arboviroses no estado. Essa medida, alinhada às recomendações do Ministério da Saúde, amplia o acesso ao imunizante e fortalece a proteção da população contra os quatro sorotipos do vírus. O Programa Estadual de Imunizações está estruturado para dar suporte técnico aos municípios, assegurando a adequada execução da estratégia, desde a distribuição das doses até o acompanhamento e registro da vacinação”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa.
Anteriormente a esta ampliação, 48 cidades do estado (I, V e VII Geres) realizavam a vacinação dessas crianças e adolescentes. Desde o início da estratégia, em abril de 2024, foram aplicadas 173.544 doses da vacina (D1 e D2). A definição dos territórios prioritários para a vacinação naquela época decorreu da produção limitada por parte do laboratório produtor, o que impactou no quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.
Comentários