Náutico amassa o Santa Cruz por 4 a 0 e dispara na ponta do Pernambucano
Com um a menos e tabu mantido, Tricolor é dominado na Arena e vê torcida abandonar o estádio; confira os lances
O Náutico confirmou sua hegemonia no futebol pernambucano ao golear o Santa Cruz por 4 a 0 neste domingo (25), na Arena Pernambuco. Com o resultado, o Timbu chega aos 15 pontos e abre vantagem na liderança, enquanto o Tricolor estaciona nos 7 pontos.
O tabu coral permanece: o Santa não vence o Clássico das Emoções desde março de 2020. A frustração foi tamanha que parte dos 13.232 torcedores deixou o estádio antes do apito final, sob gritos de "time sem vergonha".
Com o resultado do jogo, os alvirrubros carimbaram o passaporte para a Copa do Brasil em 2027. A vaga já está garantida.
Primeiro tempo: provocação
O jogo começou tenso e marcado por faltas. O Santa Cruz assustou aos 17 minutos com Quirino, que finalizou caído para defesa de Muriel. Foi o único lance de esperança dos santacruzenses. Até então, o Náutico detinha a posse de bola (64%), mas faltava efetividade.
O cenário mudou aos 35 minutos, quando Dodô, revelação do campeonato, provocou ao subir na bola com os dois pés, recebendo cartão amarelo.
Três minutos depois, o castigo veio em forma de arte: Dodô cobrou falta magistral de fora da área, a bola beijou a trave e entrou no ângulo de Rokenedy. Na comemoração, língua de fora e samba.
O alerta amarelo acendeu para os tricolores por volta dos 45, quando Matheus Vinícius atingiu o rosto de Todinho com o braço em disputa aérea. O atacante alvirrubro sangrou, precisou de uma faixa na cabeça, e o jogador coral foi expulso, deixando o Santa com dez em campo. A saída prejudicou o esquema tático da Cobra Coral.
Segundo tempo: o passeio alvirrubro
Na etapa final, o Náutico "moeu as máquinas". Logo aos 4 minutos, após uma sequência de chutes que parecia uma sinuca na área, o Timbu ampliou para 2 a 0 com Vinicius. O lance gerou revolta coral, pois Alex Ruan estava caído pedindo atendimento, mas o árbitro validou o gol. Aos 14, uma tabelinha veloz entre Dodô e Paulo Sérgio terminou nos pés do mesmo Vinícius, que bateu cruzado: 3 a 0.
Abalada, a torcida tricolor começou a abandonar a Arena aos 18 minutos, algo raro na torcida conhecida internacionalmente pela sua fidelidade. Mesmo com a expulsão de Dodô aos 27 (cartão vermelho após tentativa de bicicleta que atingiu Ianson), o Náutico não parou. Aos 31, Yuri cobrou escanteio e Júnior Todinho — ainda usando uma touca de natação devido ao ferimento — testou firme para o fundo das redes: 4 a 0.
Neste momento, o drama ganhou contornos definitivos. Torcedores arremessaram sapatos, garrafas e copos plásticos no gramado e em direção à comissão técnica do Náutico, o que mobilizou a Polícia Militar e pode gerar severas punições ao Santa Cruz nos tribunais. Aos 45 minutos, Vinícius arrancou com força pela esquerda e bateu cruzado; a bola desviou no defensor Ianson e quase enganou o goleiro. Rokenedy, em um reflexo rápido, operou um milagre e evitou que a goleada fosse ainda mais humilhante.
Próximos compromissos
O capitão Eurico lamentou a expulsão e o desgaste, enquanto o atacante Vinícius, do Náutico, celebrou a boa fase e ironizou as críticas com uma provocação: "estava botando para dormir o filho de Paulo Sérgio, que ele diz que é o Santa Cruz".
Santa Cruz: Enfrenta o Jaguar na quarta-feira (28), às 20h30, no Arruda.
Náutico: Recebe o Retrô, também na quarta (28), às 20h, nos Aflitos.
Público: 13.232 | Renda: R$ 388.740,00
Cartões Vermelhos: Matheus Vinícius (SC) e Dodô (NAU)
Ficha Técnica
Santa Cruz: 0
Rokenedy, Israel (Vini Hora), Eurico Lima, Ianson, Matheus Vinícius e Alex Ruan (Rodrigues); Balotelli (Gabriel Galhardo) , Pedro Favela e Patrick Allan (Willian Júnior); Renato (Pedro Costa) e Quirino. Técnico: Marcelo Cabo.
Náutico: 4
Muriel, Arnaldo (Auremir), Mateus Silva (Wanderson), Igor Fernandes (Índio) e Yuri Silva; Samuel, Wenderson (Luiz Felipe) e Dodô; Vinícius, Júnior Todinho e Paulo Sérgio (Felipe Saraiva). Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos.
Gols: Dodô (38’ / 1T) , Vinícius ( 5’ / 2T e 15’ / 2T), Júnior Todinho (31’ / 2T)
Cartões amarelos: Mateus Silva, Dodô, Júnior Todinho (Náutico); Balotelli (Santa Cruz)
Cartões vermelhos: Matheus Vinícius (Santa Cruz) e Dodô (Náutico)
Competição: Campeonato Pernambucano 2026
Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Rodrigo Pereira
Assistentes: Karla Santana e Fernando Antônio
Comentários