Regional da Nair leva carnaval fora de época ao Parque Aberto neste domingo
Com entrada gratuita, programação inclui música, diversão infantil e ensaio da Unidos de Jucutuquara
Carnaval é território. Faltando apenas 28 dias para que o carnaval espalhe muita cor, purpurina, som e movimento entre os capixabas, o tempo passa a ser marcado pelo batuque, expectativa e vontade de estar junto. É nesse compasso que o Regionalzinho da Nair faz sua primeira apresentação fora de época no Parque Aberto, neste domingo (25), agenda quinzenal gratuita do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, das 8 horas às 15 horas, com última entrada às 14 horas.
A programação tem entrada gratuita além de receber os convidados com música boa, diversão para os pequenos, o famoso ensaio de Carnaval da Unidos de Jucutuquara. O evento também conta com aula aberta de samba no pé e oficina de teatro. Quem tiver interesse em participar, os ingressos poderão ser retirados na recepção do Parque no dia do evento ou previamente pelo link no site disponível.
Criado em 2014, o Regional da Nair é um bloco de destaque do Carnaval do Espírito Santo. O Regionalzinho da Nair é a versão infantil, idealizado para levar alegria e cultura para os pequeninos. Às 11 horas, no Parque Aberto, o bloco agita ao vivo com a Fanfarra do Regionalzinho, palhaços, malabaristas e uma programação que combina ludicidade e expressão artística.
Já às 12 horas, o renomado professor de dança Djavan Ferreira dará uma aula aberta de samba no pé, com passos voltados para iniciantes e àqueles interessados que desejam aprimorar o gingado. Além de a atividade promover uma vivência coletiva acessível, a programação conta com fundamentos básicos da dança, noções de ritmo e movimentos tradicionais do samba.
Além de permitir que os capixabas entrem no clima do carnaval de forma antecipada, o público poderá acompanhar o tradicional ensaio da Unidos de Jucutuquara, escola fundada em 1972. Desde então, a agremiação soma sete títulos no Grupo Especial do Carnaval de Vitória, consolidando-se como uma das mais tradicionais do Espírito Santo. Mais do que as conquistas, o ensaio revela o trabalho contínuo, feito ao longo de todo o ano, que sustenta o espetáculo mesmo depois que o carnaval termina — longe dos holofotes.
Outras vivências no Parque
Para quem procura atividades educativas, mais cedo, às 10 horas, a oficina “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido” propõe uma formação prática e reflexiva que aproxima referências do Teatro Experimental do Negro e do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, com foco no desenvolvimento de um corpo crítico, consciente e criativo. A atividade será conduzida pelo educador Valentim Faria e inclui introdução conceitual, exercícios teatrais e de improvisação baseados na corporeidade negra e uma prática final em espaço aberto, com interação direta com o público. A idade mínima para participação é 15 anos.
Às 13h30, as educadoras do Parque conduzem uma visita mediada à exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira, que segue em suas últimas semanas de exibição na Galeria Gabinete.
Paralelamente, durante toda a manhã e à tarde, haverá a Feira Curva, que reúne empreendedores artesanais capixabas, e uma praça de alimentação variada, com food trucks de comidas e bebidas.
Serviço
Parque Aberto
- Local: Parque Cultural Casa do Governador. Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
- Domingo (25), das 8 horas às 15 horas, com última entrada às 14 horas
Confira a programação
8 horas às 15 horas – Feira Curva
8 horas às 15 horas – Praça de alimentação
10 horas – Oficina “Corpo em ginga: Teatro Experimental do Oprimido”
11 horas – Cortejo do Regionalzinho da Nair
12 horas – Aula de samba no pé, com Djavan Ferreira
13 horas – Ensaio de Carnaval da Unidos de Jucutuquara
13h30 – Visita mediada à exposição Moderna para Sempre, na Galeria Gabinete
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na recepção do Parque, no dia do evento, ou previamente pelo link disponível.
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8 horas às 17 horas, e aos domingos, das 8 horas às 15 horas, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata da Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.
Avisos do Parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas;
É proibido retirar plantas do parque;
Não é permitido alimentar os animais;
Não é permitido utilizar a área da praia, atente-se aos limites sinalizados;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitida a entrada com bicicletas, mas não é permitido pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de carro no Parque, não há estacionamento para o público;
Há um local reservado para fumantes, direcione-se ao local indicado;
As obras de arte são nosso patrimônio, ajude-nos a preservá-las. Tenha cuidado ao interagir.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários