ES vai ter mais três radares para monitorar o clima e a temperatura
Anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande durante coletiva de imprensa
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu na tarde desta quarta-feira (21) para falar sobre o período de chuvas intensas vivido no Estado. Durante coletiva de imprensa realizada pela Defesa Civil, Casagrande anunciou que pretende comprar três novos radares meteorológicos para monitorar o clima e a temperatura no Estado.
De acordo com o governador, a compra dos radares vai garantir uma capacidade muito maior de fazer alertas sobre chuvas e emergências climáticas. "O radar pode nos dar informação para a gente poder emitir um alerta, monitorar com mais dados e informações o clima no Estado e fazer previsões mais acertivas", ressaltou o governador.
O Estado será um dos primeiros do país a ter um sistema próprio de informações, além dos dados compartilhados pelo governo brasileiro. Para isso, já está sendo preparado o edital, que deve ser publicado até abril. A expectativa de investimento é de aproximadamente 42 milhões.
Um dos radares deve ser instalado em Governador Lindenberg. Ele terá um alcance maior, de até 250 km e pode gerar informações sobre todo o território capixaba. Já os outros dois alcançam uma área menor, mas com mais precisão. Um deles será instalado em Santa Leopoldina, alcançando também a Grande Vitória e Região Serrana, e o último em Guaçuí, que deve alcançar também a Região do Caparaó.
Outra iniciativa que visa diminuir os impactos negativos causados por chuvas no Estado é o projeto de um novo batalhão no Corpo de Bombeiros, especificamente voltado à emergências climáticas. O projeto foi anunciado na última quinta-feira (15), também pelo governador do renato Casagrande.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários