Guarapari vai ter parada LGBTQIA+ domingo
Manifesto LGBTQIA+ chega à 9ª edição em Guarapari com programação artística, novo local e ato político em defesa de direitos e da diversidade
Guarapari recebe no próximo domingo (25) a 9ª edição do Manifesto LGBTQIA+, considerado o principal ato público em defesa dos direitos e da diversidade no município.
Após adiamento em novembro, o evento será realizado em novo local e terá uma programação com shows, performances artísticas e intervenções culturais. As atividades começam às 14 horas, na Praça dos Golfinhos, no bairro Muquiçaba.
Organizado pela Associação Diversidade, Resistência e Cultura (ADRC) e produzido pela GAG Produções Criativas, o Manifesto chega neste ano com o tema “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo: por políticas públicas LGBTI+”.
A proposta é utilizar a arte como instrumento de visibilidade, denúncia e transformação social.
“O Manifesto é um grito político e cultural. É o momento em que a população LGBTI+ de Guarapari ocupa a cidade e lembra que nós existimos, votamos e exigimos políticas públicas”, afirma Vênus Pereira, coordenadora de produção e presidente da ADRC. “A arte é a nossa forma de protestar e transformar”.
A programação reúne 10 atrações, entre cantores, DJs, drag queens, performers, figuras públicas e coletivos culturais. Entre os destaques estão o cantor Juba, apontado como uma das novas apostas do pop capixaba, e a cantora e compositora Fertarié, de Vila Velha, finalista do Prêmio da Música Capixaba em 2023, na categoria Destaque LGBTQIA+.
“Temos pouquíssimas oportunidades de mostrar nosso trabalho. Estar no Manifesto, se conectando com um público que se identifica com o nosso trabalho, é uma oportunidade maravilhosa, além de contribuir com o progresso da cena LGBTQIA+ capixaba”, destaca Fertarié.
O evento contará com intérpretes de Libras e espaços adaptados para pessoas com deficiência (PCDs). A organização sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à Associação Crescer com Viver.
O Manifesto LGBTQIA+ é contemplado pelo Edital de Valorização de Territórios e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Serviço
9º Manifesto LGBTQIA+ de Guarapari
Quando: Domingo, a partir das 14 horas.
Onde: Praça dos Golfinhos, em Muquiçaba.
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Classificação: 18 anos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários