Samarco começa a abrir este ano 4 mil vagas para retomar produção
Mineradora começa este ano processo de abertura de vagas para a retomada total das operações no Espírito Santo, prevista para 2029
A Samarco vai contratar 4 mil novos empregados a partir deste ano até 2027, para a reativação das usinas de pelotização 1 e 2 no Complexo de Ubu, em Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo.
O processo faz parte do chamado “Momento 3” da retomada das atividades, que contempla ainda uma grande reforma nas estruturas, que estão paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, Minas Gerais, ocorrido em novembro de 2015.
Engenheiro mecânico, engenheiro civil, técnico de segurança, técnico de meio ambiente, de planejamento e controle, pedreiro, carpinteiro, almoxarife, motorista, caldeireiro e montador, por exemplo, serão as principais necessidades da empresa, afirma o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria.
Já há uma vaga aberta no site da empresa, para o cargo de operadora de produção. A oportunidade é para mulher e pessoa com deficiência. O site é o “www.trabalheconosco.vagas.com.br/samarco”. Outras 11 vagas estão disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Anchieta. São duas para eletromecânico, duas para técnico de manutenção eletrônica e sete para ajudante de cozinha.
A empresa prevê retomar 100% da produção em Anchieta em 2029 — e, em Minas Gerais, em 2028.
Segundo a empresa, a predominância para as contratações será de funções técnicas e operacionais.
Os investimentos previstos pela empresa para os próximos anos vão influenciar na expansão das operações e na execução de etapas essenciais de construção, montagem e atividades eletromecânicas, comentou a mineradora, por meio de nota.
A retomada das duas usinas de pelotização vai acrescentar cerca de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, afirma Freitas.
“Vai dar um crescimento grande para Anchieta, Guarapari, até Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves e Piúma. É muito importante”, comenta.
O consultor comenta que a cadeia de abastecimento, ou seja, as empresas que oferecem serviços e recursos para a Samarco, tem demonstrado apoio à empresa para garantir a retomada plena dos trabalhos.
“Eles querem ter uma integração muito grande com as obras e depois nas operações também”, afirma o consultor.
Saiba Mais
Benefícios
Com profissionais de diversas formações e níveis de escolaridade, a empresa oferece benefícios que vão desde vale-alimentação e transporte até previdência privada e licença adoção.
Também Tem um Programa de Participação nos Resultados, vale-refeição, restaurante interno, previdência privada, plano de saúde, auxílios educacionais, transporte, cesta de natal, licença adoção, auxílio-creche, uniforme, feriado no período de férias, cooperativa de crédito (Credisam), gympass, auxílio doença e funeral, e seguro de vida.
Investimentos previstos
A empresa prevê novos investimentos para os próximos anos, voltados à expansão das operações. As ações incluem etapas de construção, montagem industrial e atividades eletromecânicas.
Esses projetos devem aumentar a demanda por serviços técnicos e operacionais. A execução das obras tende a movimentar empresas terceirizadas e fornecedores locais. O impacto econômico é esperado principalmente entre 2026 e 2027.
Criação de empregos
Com a expansão das atividades, a Samarco estima a criação de cerca de 4 mil postos de trabalho entre este ano e 2027. A maior parte das vagas será destinada a funções técnicas e operacionais.
Os empregos estarão concentrados nas fases de obra, montagem e operação. A expectativa é de aumento temporário e permanente da ocupação formal.
O movimento pode aliviar a pressão sobre o mercado de trabalho regional, principalmente no Sul.
Capacitação profissional
Para atender à demanda por mão de obra, a empresa oferece cursos gratuitos de qualificação. As capacitações são voltadas a moradores de Anchieta, Guarapari e Piúma.
Atualmente, 17 turmas estão em andamento, com 655 alunos matriculados, conta a Samarco.
Os cursos abrangem áreas como elétrica, mecânica, solda, automação, instrumentação, química e gastronomia. A iniciativa busca alinhar formação técnica às necessidades das operações.
Novas vagas em cursos
Ainda neste semestre, a Samarco prevê a abertura de mais de 200 novas vagas em sete cursos profissionalizantes.
As inscrições exigem idade mínima de 18 anos e residência em um dos três municípios atendidos.
Para cursos técnicos, é obrigatório ter concluído o Ensino Médio. As formações são gratuitas e focadas em áreas com demanda industrial.
O objetivo é ampliar o número de profissionais aptos a ocupar futuras vagas.
Retomada
A empresa iniciou a retomada gradual de suas operações em dezembro de 2020, após mais de cinco anos de paralisação decorrente do rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
O processo começou com operação em nível reduzido, utilizando parte das unidades de beneficiamento em Germano (MG) e de pelotização em Ubu (ES). Atualmente, operam com 60% da capacidade produtiva inicial.
A meta oficial é atingir 100% da capacidade produtiva até 2029 no Espírito Santo, e em 2028 em Minas Gerais.
Para isso, realiza expansão das plantas, novas infraestruturas de filtragem e reativação de unidades adicionais, conforme planejado no cronograma de negócios.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários