Homem é preso após assassinar esposa a facadas em João Alfredo
Suspeito, de 59 anos, foi preso em flagrante; crime é investigado como feminicídio no Agreste
Com colaboração de Simone Santos
Um homem de 59 anos matou a própria esposa, de 58, a facadas, na manhã deste domingo (18), no município de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco. A vítima, conhecida apenas como Lia, não resistiu aos ferimentos. Policiais militares prenderam o agressor em flagrante logo após o crime.
Prisão foi registrada em vídeo
Vizinhos filmaram o momento em que os policiais conduzem o suspeito algemado pelas ruas da cidade. Nas imagens, ele aparece usando um chapéu para tentar dificultar a identificação do rosto. O vídeo circulou rapidamente e causou revolta entre moradores do município.
Conhecido como Paulo da Toyota, o homem trabalha com transporte de passageiros entre João Alfredo e Limoeiro e é bastante conhecido na região.
Crime ocorreu pela manhã
O agressor atacou a mulher nas primeiras horas do dia. Ele usou uma faca para matar a esposa dentro de um contexto de violência doméstica. A polícia ainda não divulgou a motivação do crime.
Até a última atualização desta reportagem, não havia confirmação se a vítima havia registrado boletins de ocorrência ou solicitado medidas protetivas contra o companheiro.
Investigação
Após a prisão em flagrante, a Polícia Civil de Pernambuco assumiu a investigação. Os agentes apuram o histórico do agressor, inclusive a existência de registros anteriores de violência doméstica ou outros crimes.
O caso foi registrado como feminicídio, crime considerado hediondo e caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão da condição de gênero. Lia deixou um filho conhecido como Renam.
Violência contra a mulher em Pernambuco
Em 2024, 88 mulheres foram assassinadas em Pernambuco em casos de feminicídio, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). O número expõe a dimensão da violência doméstica no estado.
Suspeito, de 59 anos, foi preso em flagrante; crime é investigado como feminicídio no Agreste
Por meio das redes sociais, o prefeito João Alfredo, Zé Martins, divulgou nota sobre o crime ocorrido no município.
Onde buscar ajuda
Mulheres vítimas de violência podem procurar ajuda gratuita e sigilosa por meio dos seguintes canais:
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar, em situações de emergência
Use o Aplicativo Alerta Mulher, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que permite o acionamento imediato da rede de proteção
Comentários