Marataízes: inovação na terra do abacaxi “doce como mel”
O abacaxi pérola impulsiona o turismo em Marataízes, que também se destaca como destino para experiências rurais e camping
Marataízes é a terra do abacaxi pérola, que é “doce, doce, doce, que parece que tem mel”, como anunciam os veículos que circulam pelo Espírito Santo comercializando a fruta. Na cidade, diversas famílias vivem, direta ou indiretamente, dessa tradição.
A abacaxicultura tem influenciado, inclusive, o turismo no município. Ao passear em Marataízes, é comum avistar grandes plantações da fruta. E, de uns tempos para cá, só olhar já não satisfaz os visitantes, que querem ter uma experiência diferenciada. Com o objetivo de agradar a esse público, produtores de abacaxi estão recebendo turistas nas lavouras, para que não só se deliciem com o doce da fruta, mas vejam, também, como ela é plantada e tenham o prazer de colhê-la e saboreá-la na hora, diretamente do “pé”.
Edson Marvila aprendeu a cultivar abacaxi ainda criança, com o pai dele. Hoje, além de vender a fruta in natura, produz bebidas a partir dela, como o refrescante Maracaxi, um suco sem aditivos, totalmente natural. Saboreá-lo é experimentar o abacaxi em estado líquido.
“A partir de uma cultura que faz parte da história de Marataízes e de quem mora na cidade, vamos criando novas possibilidades de renda e mais atrativos para oferecer às pessoas. Estamos nos desenvolvendo para tornar o cultivo de abacaxi cada vez mais uma força para o turismo”, diz.
E o empreendedorismo maratimba não para por aí! No município, abacaxi vira até cosmético. A empresária Bárbara Damázio criou gloss e sabonete líquido feitos com o extrato da fruta e está fazendo sucesso.
Destino para quem curte acampar
Acampar é uma boa opção para quem deseja aproveitar dias de descanso e lazer em Marataízes. O Camping do Siri, inclusive, é referência na cidade e já tem 48 anos de história.
Muitas famílias do Espírito Santo e de outros estados têm como costume curtir as férias no local e, assim, veem novas gerações nascendo, crescendo e perpetuando essa tradição.
São mais de 150 mil metros quadrados, que concentram 10 áreas de camping. Também tem pousada e chalés, para agradar aos diferentes perfis de visitantes, e opções para se alimentar, como restaurante e lanchonete.
A recreação garante entretenimento a crianças e adultos, e uma praia, que parece até privativa, proporciona mais momentos de lazer. Tem gente que chega a ficar três meses por lá!
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários