Turista mordida por tubarão em Noronha relata incidente: "Foi uma fatalidade"
Mulher fazia mergulho de observação quando sentiu o tubarão "grudar" na sua perna
A turista e surfista Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, foi mordida por um tubarão enquanto praticava mergulho de observação entre tubarões no arquipélago de Fernando de Noronha nesta sexta-feira (9). Ela foi atingida por um tubarão-lixa, muito comum na região e conhecido por ter um comportamento dócil. Mesmo assim, especialisas dizem que o animal pode reagir institivamente (veja vídeo no final desse texto). A turista minimizou o episódio, classificando-o como uma "fatalidade" e não um ataque deliberado.
De acordo com o relato de Tayane, que desfrutava de uma semana de férias na ilha, o contato ocorreu de forma inesperada durante a observação da fauna marinha. "Eu estava nadando com ele. Ele me mordeu e grudou na minha perna por cerca de cinco segundos", descreveu a advogada, que também é surfista.
Atendimento e extensão dos ferimentos
Após o ocorrido, a surfista contou com o auxílio de pescadores locais para sair da água e foi encaminhada ao Hospital São Lucas, na própra ilha. O quadro clínico foi considerado sem gravidade, com ferimento superficial atingindo apenas a segunda camada da pele. Foi aplicado um curativo no local e ela foi medicada.
Apesar das marcas visíveis da dentição do animal na coxa, Tayane demonstrou tranquilidade. Em seu depoimento, publicado no Diario de Pernambuco, ela diz: "o tubarão não me atacou. Nós é que estamos na casa deles, e esse tipo de coisa acontece. O foco é que as pessoas não fiquem com medo de Noronha", afirmou.
Turismo de aventura
O Arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido por ser um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. A maior parte do arquipélago está dentro do Parque Nacional Marinho, uma área de preservação federal com regras rígidas para visitação. Mesmo assim, o mergulho com tubarões é uma prática legal, explorada por guias locais, em locais específicos. Um vídeo publicado pela Band mostra a turista mergulhando em meio a uma grande quantidade de tubarões quando um outro mergulhador parece tocar em um dos animais, o que é desaconselhado por especialistas. Veja abaixo.
Comentários