Alerta Celular recupera mais de 9 mil aparelhos em Pernambuco: faça o cadastro
De acordo com a SDS, o sistema reúne atualmente um banco de dados com 990 mil celulares cadastrados
O Programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS), encerrou 2025 com a recuperação de mais de 9 mil celulares roubados ou furtados em Pernambuco. Desde a criação da iniciativa, já foram mais de 87 mil aparelhos recuperados em todo o estado.
De acordo com a SDS, o sistema reúne atualmente um banco de dados com 990 mil celulares cadastrados, o que representa uma média de cerca de 319 registros por dia. Em 2023, foram realizados 135.385 cadastros; em 2024, 117.487; e, em 2025, 109 mil.
As informações permitem que as forças de segurança consultem, durante abordagens, se o aparelho possui restrição. Ao longo de 2025, foram realizadas mais de 1,7 milhão de consultas no sistema.
Ainda no ano passado, a SDS promoveu 1 mil ações de conscientização em espaços públicos como terminais integrados, shoppings, mercados e parques, com orientações sobre o uso da ferramenta e realização de cadastros.
Faça o cadastro em espaços públicos ou pela internet
Nos últimos dias de 2025, as equipes intensificaram as ações em mercados públicos e shoppings do Recife. Em 30 de dezembro, houve atendimento no Mercado de Casa Amarela e no Mercado de Afogados. No dia 31, as equipes estiveram nos shoppings Plaza e Patteo, além da atuação durante a Virada Recife.
Para janeiro de 2026, a SDS informou que manterá equipes do Alerta Celular em espaços públicos entre os dias 2 e 31, incluindo locais já atendidos anteriormente e o município de Porto de Galinhas.
O cadastro também pode ser feito a qualquer momento pelo site www.alertacelular.pe.gov.br
O usuário deve informar dados pessoais e do aparelho, como marca, modelo e número do IMEI.
“Uma vez cadastrado, se o cidadão tiver seu celular subtraído, ele deve acessar o site do Alerta Celular e clicar em ‘ALERTA’. Além disso, o cidadão deve registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia física ou na delegacia pela internet, em no máximo 48 horas, informando todos os dados do aparelho. O ideal é que a população não espere o pior acontecer para realizar o cadastro. De maneira preventiva, recomendamos a realização do cadastro prévio”, orientou o gerente-geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César.
Atendimento ao cidadão
Após o alerta e o registro do boletim, durante abordagens policiais, os agentes verificam se o aparelho consta como restrito no sistema. Em caso positivo, o celular é apreendido e o portador encaminhado à delegacia. A Polícia Civil utiliza os dados do cadastro para localizar o proprietário e realizar a devolução.
A SDS também mantém um canal de atendimento ao cidadão para esclarecimento de dúvidas, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (81) 9.8494.3219.
Comentários