Hospital das Clínicas planeja comprar robô para cirurgias
Equipamento poderá ser usado em doenças como de próstata, de bexiga e de intestino, com recuperação mais rápida
Nas novidades do Sistema Único de Saúde (SUS), há até renovação do parque tecnológico. O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam/Ufes), por exemplo, planeja, em 2026, adquirir equipamento para a realização de cirurgia robótica.
Rodrigo Moll, gerente de Atenção à Saúde do Hucam, salienta que a cirurgia robótica representa um grande avanço da medicina moderna, pois alia tecnologia de ponta à habilidade do cirurgião, resultando em procedimentos mais seguros, recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida para os pacientes.
Ele deu alguns exemplos. Na urologia, é amplamente utilizada no tratamento de doenças da próstata, rins e bexiga, permitindo a retirada de tumores com maior preservação de nervos e tecidos, o que favorece melhores resultados funcionais.
Nas cirurgias do aparelho digestivo, a tecnologia robótica é aplicada em procedimentos do intestino, estômago, fígado e pâncreas, oferecendo movimentos mais delicados e precisos, menor sangramento e redução do risco de complicações.
Na ginecologia, o equipamento é empregado no tratamento de miomas, endometriose e câncer ginecológico.
Segundo ele, ainda não há definição sobre qual será a marca/equipamento, pois isso demanda processo licitatório.
Além disso, neste ano, a instituição adquiriu equipamentos que devem chegar até o ano que vem. Entre eles está o angiógrafo, que é um equipamento moderno utilizado em hospitais para diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, de forma minimamente invasiva, ou seja, sem grandes cirurgias.
Já o Hospital São José, em Colatina, recebeu o acelerador linear que integrará o novo serviço de radioterapia da instituição.
Com o início das operações, em 2026, a instituição estará apta a atender cerca de 65 pacientes por mês, totalizando cerca de 800 sessões de radioterapia por ano.
E tem mais novidades. O diretor do Hospital São José, Octacilio Calixto, informou, ainda, que está negociando com o Estado a abertura de mais leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que irá dobrar a capacidade de atendimento em cardiologia na região.
Além disso, há a expectativa de ampliação de leitos de enfermaria para aumento das internações em cardiologia clínica e cirúrgica e novos leitos para iniciar o serviço de cirurgia bariátrica.
“Importante lembrar que todos os serviços oferecidos pelo Hospital São José são 100% SUS”.
O que vem por aí
SUS
Hucam-Ufes
Cirurgia por robótica
A instituição busca em 2026 realizar a aquisição de equipamento para realização de cirurgia robótica.
Eletroestimulador no CTI
Está em fase de implantação o eletroestimulador no Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo uma nova solução para a fisioterapia do CTI. O Hucam-Ufes é o primeiro hospital do Estado a implementar essa tecnologia dentro das UTIs.
Angiógrafo
É um equipamento moderno utilizado em hospitais para diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, de forma minimamente invasiva, ou seja, sem grandes cirurgias.
Mamografia com tomossíntese
É uma tecnologia moderna que aprimora o exame tradicional das mamas, sendo hoje uma das principais ferramentas para a detecção precoce do câncer de mama.
Diferente da mamografia convencional, a tomossíntese produz imagens em 3D, obtidas a partir de vários ângulos da mama. Isso permite ao médico visualizar o tecido mamário em “camadas”, reduzindo a sobreposição de estruturas e aumentando a precisão do diagnóstico, especialmente em mulheres com mamas densas.
Hospital São José
Acelerador linear
Localizado em Colatina, o hospital recebeu o acelerador linear que integrará o novo serviço de radioterapia da instituição, complementando os tratamentos já oferecidos na atual unidade de oncologia.
Com o início das operações em 2026, a instituição estará apta a atender cerca de 65 pacientes por mês, totalizando cerca de 800 sessões de radioterapia por ano.
Prefeitura de Vitória
Serviços e inovação
O município segue investindo em inovação e tecnologia, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e garantir atendimento mais perto de casa. Em 2026, serão entregues duas novas unidades de saúde — Santo Antônio e Grande Vitória —, além do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI).
Também está prevista a ampliação do monitoramento contínuo de glicose por meio do sistema Libre, garantindo mais autonomia, segurança e qualidade de vida às pessoas com diabetes.
Por meio desse sistema, os pacientes usam um pequeno sensor indolor no braço para medir glicose, eliminando a necessidade de picadas frequentes no dedo, oferecendo leituras instantâneas, dados de tendência e histórico, auxiliando pessoas com diabetes a gerenciar melhor sua condição.
Telemedicina
Outro avanço em 2026 será a implantação da telemedicina nas unidades de saúde, permitindo atendimentos remotos, acompanhamento clínico e suporte especializado, reduzindo deslocamentos desnecessários e ampliando o acesso, especialmente para usuários com dificuldades de mobilidade.
Prefeitura da Serra
o município vai inovar em 2026 ao iniciar a disponibilização do implante anticoncepcional subdérmico Implanon na rede pública, por meio do SUS, ampliando as opções de tecnologias em saúde voltadas ao planejamento reprodutivo.
No início do ano, será iniciada a capacitação dos profissionais médicos da rede municipal para a utilização do método. O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, que libera o hormônio progesterona (etonogestrel) de forma contínua, proporcionando proteção contraceptiva prolongada.
Prefeitura de Vila Velha
A Prefeitura lança, a partir de fevereiro, o “Informações sobre Medicamentos”, ferramenta interativa disponível no site oficial do município que permitirá à população consultar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos nas unidades de saúde da rede municipal.
A consulta será simples: basta selecionar o nome do medicamento e a unidade desejada para visualizar o estoque disponível.
Prefeitura de Cariacica
A rede municipal de saúde de Cariacica passará a ofertar, a partir de 2026, o Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista – TEA (SERDIA).
Integrante da política do SUS no Espírito Santo, o serviço tem como objetivo ampliar o acesso e humanizar o cuidado, com atendimento multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, além de suporte às famílias.
A porta de entrada será a unidade básica de saúde (UBS), priorizando a intervenção precoce e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e TEA.
O SERDIA será realizado nas dependências da entidade Cariacica Down. O encaminhamento dos pacientes ocorrerá diretamente pelas UBS, por meio do sistema municipal de regulação.
No cuidado às crianças com diabetes tipo 1, o município disponibiliza sensores para monitoramento contínuo da glicose. O serviço será mantido e ampliado em 2026, reforçando a assistência e o acompanhamento desses pacientes.
Além disso, implantado em 2025, o serviço de telemedicina da rede municipal de saúde também será ampliado em 2026, contribuindo para a ampliação do acesso, agilidade no atendimento e fortalecimento da atenção à saúde no município.
Prefeitura de Viana
O município está investindo na modernização e ampliação do atendimento médico à população com a implementação das teleconsultas.
Além disso, está expandindo o serviço com a instalação de duas novas salas de atendimento de teleconsulta, localizadas nas UBS de Vila Bethânia e Viana Sede, além da Policlínica em Marcílio de Noronha.
Fonte: Instituições consultadas e governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários