Emoção em roteiro com rios e praias em Anchieta
Anchieta, mais um destino da temporada especial “Verão nas Cidades Excelentes”, coleciona atrativos que encantam visitantes
Um dos municípios mais antigos do Espírito Santo, Anchieta fica no Litoral Sul do Espírito Santo, a aproximadamente 80 quilômetros da capital, Vitória. O destino encanta pela combinação entre cultura, história, gastronomia e belas paisagens. A imensidão do mar azul e as águas calmas dos rios Benevente e Salinas proporcionam um roteiro de vivências emocionantes.
Ao longo de 30 quilômetros de litoral, Anchieta tem 23 praias, cada uma com características próprias, que são o principal cartão-postal da cidade. Há desde trechos mais tranquilos, ideais para quem quer sossego, até áreas mais movimentadas, perfeitas para quem gosta de agito e boa infraestrutura à beira-mar.
Ubu é um desses lugares que surpreendem. A cerca de oito quilômetros do Centro, a vila de pescadores reúne um público familiar. Tem excelentes opções de hospedagem e empreendimentos que servem culinária tipicamente capixaba.
A Praia de Castelhanos, também famosa, é sinônimo de diversão. Quiosques e restaurantes garantem movimento constante, com cadeiras espalhadas pela areia e banhistas aproveitando a água salgada e a paisagem. Já as praias do Sapê e do Tombo são mais desertas, ideais para quem gosta de calmaria.
As emoções, porém, não ficam restritas ao mar. Um passeio de barco pelo Rio Benevente revela um lado igualmente encantador de Anchieta, com belos cenários e contato direto com a natureza.
O marinheiro Jaldemar Frontino diz que os turistas ficam impressionados com o visual ao longo do trajeto. “Muitos estão acostumados com a correria das cidades e, quando fazem o passeio, conseguem parar para apreciar a natureza, vivem uma experiência diferente”, diz.
O passeio segue até o Rio Salinas, afluente do Benevente, onde é possível desembarcar e conhecer, em meio à mata, as Ruínas do Rio Salinas, estrutura composta por pilastras arredondadas e quadradas, feitas com matérias-primas como pedra, óleo de baleia e conchas.
“Elas são envoltas em mistérios, o que garante um toque extra de curiosidade e aventura ao passeio. Existem diferentes versões sobre a origem das ruínas. Uns acreditam que existia ali uma usina clandestina de sal. Outros afirmam que era uma fazenda de escravizados, mas a mais aceita é que o local foi uma redução jesuítica, onde os jesuítas se abrigaram, com a proteção dos indígenas, após a expulsão deles do Brasil pelo Marquês de Pombal, no século XVIII”, conta o guia de turismo Rozinere Bernardi, da agência Mestre Turismo.
Atrativos de Anchieta
Artesanato feito com escamas de peixe
O artesanato de Anchieta encanta quem visita a cidade. Além das peças feitas com taboa pelas artesãs de Mãe-Bá, a arte produzida com escamas de peixe e conchas se tornou um atrativo do município. Ao visitar Anchieta, vale a pena reservar um tempo para conhecer a Cristina Maria Ribeiro Lauteman, dona das mãos talentosas que produzem as flores de escamas que decoram lindamente os ambientes. Difícil é escolher, dentre cores e tipos diferentes, quais levar para casa.
Contato: (27) 99993-3279
Preservação de tartarugas
Na Praia da Guanabara, em Anchieta, existe uma base do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), que desenvolve ações de proteção de tartarugas, abundantes na região. É feito, por exemplo, um trabalho de identificação e isolamento dos ovos depositados por elas na areia, para impedir que eles sejam destruídos por animais e banhistas, como explica Luciano Almeida, coordenador de monitoramento de praias. Na base do IPCMar, os visitantes mergulham no mundo das tartarugas, aprendendo sobre as diversas espécies e curiosidades relacionadas a elas. A abertura dos ninhos, na praia, é um atrativo sensacional, mas quase imprevisível. Quando acontece, os filhotes vão em direção ao mar, em um espetáculo da natureza que encanta os espectadores. O instituto funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.
Contato: (28) 99983-3267.
Verão animado na cidade
De janeiro a janeiro, Anchieta tem atrativos para encantar os turistas, mas é no verão que a cidade, no Litoral Sul do Espírito Santo, fica mais movimentada. Além de ter 23 praias que agradam a diferentes perfis de visitantes, na temporada mais quente do ano o calendário de eventos aquece o turismo, com programação de shows musicais e outras atrações culturais e esportivas.
O município já divulgou a programação do Réveillon na cidade, que terá shows gratuitos e queima de fogos de baixo ruído nas praias. Entre as atrações, estão Glauco e Taiana França, na Sede; Banda Frequency e Pele Morena, em Iriri; Musical Prateado, em Ubu, e Tropical Brasil, em Castelhanos.
Assista a reportagem Caçadores de Destinos na íntegra
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários