Marilândia: roteiro divertido na Capital Estadual do Capeletti
Cidade, na região turística Doce Pontões Capixaba, proporciona um roteiro com sabor, cultura, fé e conexão com a natureza
A cerca de 150 quilômetros de Vitória, no Noroeste do Espírito Santo, Marilândia é daqueles destinos que surpreendem quem decide sair do óbvio. Com cerca de 13 mil habitantes e clima acolhedor, o município integra a região turística Doce Pontões Capixaba e convida a viver experiências que misturam gastronomia, fé, natureza e tradição. Marilândia é simples, saborosa e cheia de motivos para ser descoberta.
Destaque entre os municípios finalistas na categoria estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, Marilândia pertencia a Colatina e conquistou autonomia em 1980. Desde então, construiu uma identidade própria, fortemente ligada às raízes italianas. Em agosto deste ano, esse legado ganhou reconhecimento oficial: a cidade recebeu o título de Capital Estadual do Capeletti, que reforça a vocação para o turismo gastronômico e valoriza quem mantém a tradição, passada de geração em geração.
Na Associação de Mulheres Agricultoras de Alto Patrão-Mor, o orgulho é evidente. Neia Maroto e Nina Godio Albani colocam a mão na massa, literalmente, e transformam em renda a iguaria que é ícone da cultura local.
“Participar da associação e fazer o capeletti e outros produtos, além do retorno financeiro, reflete na nossa autoestima, no nosso bem-estar emocional”, diz Neia.
Anualmente, em julho, é realizada a Festa da Colônia Italiana, e o capeletti gigante é a estrela do evento: em uma única edição, já foram produzidos 700 quilos da iguaria. Um verdadeiro espetáculo de sabor que atrai visitantes e deixa todo mundo com vontade de voltar no ano seguinte.
A religiosidade também faz parte do passeio em Marilândia. O nome do município, que significa “terra de Maria”, foi dado por padres salesianos, que adotaram Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira. A Igreja Matriz é um importante atrativo turístico e cenário de grandes manifestações de fé, como Corpus Christi, quando tapetes coloridos enfeitam as ruas da cidade. Na Semana Santa, a tradicional Encenação da Paixão de Cristo emociona milhares de pessoas em um dos maiores teatros ao ar livre da região.
Para quem busca contato com a natureza, a Lagoa Batista, ou Lagoa do Óleo, na ES-248, oferece banho refrescante, possibilidade de praticar esportes náuticos e uma vista privilegiada dos pontões capixabas. Já a Cabana Água Viva, em Alto Liberdade, combina hospedagem, culinária no fogão a lenha e muito forró, garantindo diversão do começo ao fim.
Atrativos de Marilândia
Viagem pelas raízes italianas
No centro de Marilândia, na Casa da Cultura do Imigrante Italiano, faz-se uma viagem pelas raízes locais, relembrando a trajetória dos primeiros colonos, desde a partida da Itália até a chegada às localidades de Alto Liberdade e São Pedro, berços da colonização do município, por volta de 1925.
O acervo possui aproximadamente três mil peças, entre móveis, documentos, fotografias e objetos diversos. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9 horas às 16 horas.
Destino para quem ama cafeterias
Na hora de fazer aquela pausa para o café, vale a pena visitar a Roma Gourmet, no centro de Marilândia. Tem tudo para agradar a quem ama cafeterias: ambiente confortável e acolhedor, café coado na hora, bem como as variações gourmetizadas da bebida, e uma variedade de quitutes doces e salgados. O casal Dellano Gonçalves e Nádia Passamani Gonçalves sabe direitinho como conquistar as pessoas pelo estômago. A Roma abre de quarta a domingo, em horários específicos, conforme o dia. A dica é conferir o funcionamento no perfil @romagourmetoficial, no Instagram, e programar a visita!
Chocolates e sorvetes artesanais
Para adoçar de vez o passeio em Marilândia tem que dar uma passadinha na Bottega Della Famiglia. No empreendimento, que fica no centro da cidade, são comercializados chocolates e sorvetes artesanais feitos pela Família Camata, que cultiva o cacau usado nas receitas e escolhe criteriosamente cada ingrediente. O resultado disso é perceptível em todo pedacinho de chocolate e em cada colherada de gelato. A loja abre de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18h30, com pausa para almoço, e aos sábados, das 9 horas às 14 horas. Além dos produtos de fabricação própria, tem vinhos, biscoitos e outras delícias.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários