Blitz da Lei Seca reforça fiscalização e orientação a motoristas na Grande Vitória
Operação Força pela Vida abordou mais de 350 veículos na Serra e em Vitória, com foco na conscientização e fiscalização da Lei Seca
Mais uma operação da ação "Força pela Vida", com foco na Lei Seca, foi realizada, na última sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20). Essa ação tem como objetivo abordar o condutor de forma educativa, além de enaltecer o motorista que escolhe não fazer a mistura de bebida e direção, aquele que opta por usar o carro de aplicativo ou táxi, ou que é o motorista da rodada.
Durante a operação, os agentes abordaram cerca de 356 veículos. Dentre eles, 336 realizaram o teste do bafômetro e um condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool. Os outros 16 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foram autuados, sendo multados no valor de R$ 2.934,70 e suspensos de dirigir por 12 meses.
Além das infrações relacionadas ao álcool, foram registradas principalmente as seguintes infrações: conduzir veículo não licenciado (15), conduzir veículo sem possuir habilitação (05), conduzir veículo com calçado que não se firme nos pés (07). Ao todo, 81 infrações de trânsito foram contabilizadas.
As operações ocorreram nos municípios de Serra e Vitória e foram realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em integração com forças de segurança pública e viária. Elas fazem parte da mobilização nacional de blitze temáticas da Lei Seca, em alinhamento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)
Um condutor de 24 anos inabilitado, conduzindo veículo e gerando perigo de dano também foi flagrado na mesma operação.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato explica que a campanha é voltada para o combate à mistura de bebida e direção, reforçando a importância da consciência de não dirigir alcoolizado, tendo em mente que isso é um risto pra vida de quem está no trânsito.
Já, o comandante da equipe de Fiscalização do BPTran, tenente Lucas Lourenço reforçou a responsabilidade do condutor sobre as suas atitudes e escolhas no trânsito, e ainda disse "Uma atitude individual gera um impacto coletivo”.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli
Comentários